Leopardo
Leopardo. Saiba tudo sobre o comportamento, habitat e características esse grande e poderoso felino.
Os leopardos são grandes e poderosos felinos, são intimamente relacionados com leões, tigres e onças. Leopardos vivem na África Subsaariana, nordeste da África, Ásia Central, Índia e China. As populações que vivem fora da África estão ameaçadas, na índia, por exemplo, a medida que a população e desenvolvimento humano aumenta esses animais vão ficando sem habitat e invadem cidades e são mortos pelas pessoas. Panthera pardus é o nome cientifico do leopardo.
Características do leopardo
O Leopardo é um felino com um corpo longo e esbelto, leopardos têm pernas curtas e atarracadas e uma cauda longa usada para ajudar no equilíbrio enquanto está nas árvores. A coloração dos leopardos pode variar muito dependendo do habitat onde vivem, leopardos encontrados em pastagens abertas apresentam uma pelagem, amarelo-claro, enquanto os encontrados em florestas tendem a ter coloração mais escura e com mais marcações. Os leopardos são animais muito fortes e musculosos e conseguem escalar árvores usando suas pernas e garras retráteis com muita facilidade.
Comportamento do leopardo
O Leopardo é um animal solitário e noturno que caça tanto no chão quanto nas árvores. Leopardos são excelentes escaladores e passam a grande maioria das horas do dia descansando à sombra dos galhos das árvores ou sob uma rocha.
Caçando, os leopardos fazem de tudo para se aproximar o máximo possível de sua presa para fazer um ataque perfeito. Se a presa pretendida correr, o leopardo não correrá atrás dela. O leopardo não gostar de correr muito e gastar grandes quantidades de energia em uma perseguição em alta velocidade. Uma vez capturada e morta, a presa é então arrastada para um local seguro para a vegetação densa a algumas centenas de metros de distância ou para cima de um tronco de árvore e para os galhos. Os leopardos são animais altamente solitários e marcam seu território usando urina para fazer marca de cheiro e produzem chamadas ásperas.
Habitat do leopardo
Os leopardos são os felinos mais adaptáveis e são encontrados em uma grande variedade de habitats diferentes. São encontrados em toda a África subsaariana e sul da Ásia, também existem populações pequenas e isoladas que habitam locais geográficos remotos no Extremo Oriente, Norte da África e Arábia.
O leopardo pode ser encontrado habitando diferentes lugares, desde que haja uma boa fonte de cobertura e uma ampla oferta de alimentos, incluindo florestas tropicais, savanas arborizadas, desertos áridos e montanhas.
Alimentação do leopardo
Os leopardos estão entre os grandes predadores do mundo e na África um leopardo pode capturar e comer até mesmo um gnu. O Leopardo é um caçador silencioso e oportunista. Os leopardos caçam principalmente mamíferos de tamanho médio, como veados, antílopes, javalis, macacos que muitas vezes são emboscados nos galhos acima ou na vegetação densa a poucos metros de distância.
O leopardo, é um predador com um cardápio bastante grande, suas pequenas presas, incluindo pássaros, répteis e roedores. Ao comer uma presa de pequeno porte os leopardos são capazes de evitar a intensa competição por comida com outros grandes carnívoros, como tigres e hienas e leões por exemplo.
Na África muitas vezes um leopardo tem sua presa roubada por predadores mais fortes como leoas e hienas, por isso arrastam suas presas para a vegetação densa ou para as árvores para proteger sua fonte de alimento. Os leopardos são fortes e são capazes de pegar presas muito mais pesadas do que eles, como os antílopes.
Predadores do leopardo
O leopardo é um predador assim como outros não tem um predador natural, mas a maior ameaça aos leopardos adultos são outros leopardos, leões, hienas, na Índia o tigre pode chegar perto o suficiente para matar um leopardo. Já os filhotes de leopardo são muito mais vulneráveis e o fato de terem numerosos predadores naturais os leva a permanecer escondidos na vegetação densa nos primeiros meses. Quando a mãe leopardo sai para caçar os filhotes ficam sozinhos e é durante esses momentos que os filhotes de leopardo são mais ameaçados por hienas, chacais, leões, tigres, cobras e aves de rapina.
Os humanos também são grandes predadores dos leopardos, tanto na África como na índia, cada vez mais os leopardo perdem espaço para o homem e eles acabam invadido, casas, cidades e isso faz com que sejam mortos. Os humanos também caçam leopardos como troféus e por sua carne e pele.
Reprodução e expectativa de vida do leopardo
Como são animais solitários leopardos machos e fêmeas se juntam apenas na época do acasalamento. Após um período de gestação que dura cerca de três meses, a fêmea Leopardo dá à luz entre 2 e 6 filhotes que nascem cegos e pesam apenas meio quilo. Os filhotes de leopardo são incrivelmente vulneráveis na natureza e, por isso, ficam escondidos na vegetação densa até serem capazes de seguir sua mãe entre 6 e 8 semanas de idade.
Os filhotes de leopardos são desmamados com cerca de três meses de idade, os filhotes permanecerão com a mãe por mais 18 meses até que ela esteja pronta para acasalar novamente e incentive seus filhotes a estabelecer seus próprios territórios de forma independente. Embora os leopardos machos sejam quase inteiramente solitários, exceto quando acasalam, leopardos fêmeas podem não se afastar muito de sua mãe e muitas vezes estabelecem uma área de vida que se sobrepõe à dela.
Os leopardos tendem a viver entre 10 e 15 anos na natureza, dependendo do habitat e da oferta de alimentos disponíveis.
Status de conservação do leopardo
O leopardo é listado pela IUCN como um animal que está quase ameaçado em seu ambiente natural, pois as populações são estáveis em grande parte de sua vasta área natural. Porém, várias subespécies de leopardo são consideradas ameaçadas ou criticamente ameaçadas em seus habitats nativos e acredita-se que uma esteja extinta. Isso se deva ao fato de que essas populações são pequenas ou geograficamente isoladas e são severamente afetadas pela caça local e pela perda de habitat. Em vários países africanos, no entanto, os leopardos ainda são legalmente caçados como troféus por caçadores esportivos com cotas anuais atribuídas pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas). Já na índia com o grande crescimento populacional e desmatamento para produção agrícola o leopardo tem perdido seu território de caça e moradia, com a falta de presas, os leopardos invadem cidades indianas e perdem a vida.