MAMÍFEROS

Hipopótamo

Hipopótamo. Conheça tudo sobre o comportamento, alimentação, reprodução, características e habitat do hipopótamo.

O Hipopótamo é um grande mamífero semiaquático que é encontrado chafurdando nos rios e lagos da África subsaariana. Apesar de sua aparência, o hipopótamo é um animal, realmente considerado mais intimamente relacionado com as baleias, pois se acredita que os dois tiveram um ancestral comum que existiu cerca de 54 milhões de anos atrás. Também conhecido como Hipopótamo Comum. O nome científico é Hippopotamus amphibius

 

Características do hipopótamo

O Hipopótamo tem um enorme corpo em forma de barril cinza que pode medir até 5 metros de comprimento e pesar mais de quatro toneladas, e que é mantido por pernas curtas e estocadas. Uma das características mais distintas do hipopótamo são suas enormes mandíbulas que contêm dois longos dentes caninos (presas) que podem crescer até 50 cm de comprimento e são usados para lutar. Devido ao fato de que o hipopótamo é um animal que passa a maior parte de sua vida descansando na água, eles têm uma série de excelentes adaptações para ajudar seu estilo de vida semiaquático, incluindo quatro dedos de teia em cada pé que ajudam na natação e caminhada em bancos escorregadios, e os olhos, ouvidos e narinas do hipopótamo estão situados no topo de sua cabeça. Isso significa que quando o corpo do Hipopótamo está imerso na água, eles ainda são capazes de ver, ouvir e respirar enquanto mantêm a calma no sol quente.

 

Comportamento  do hipopótamo

O hipopótamo passa até 18 horas por dia na água para se manter frio, mas quando a escuridão cai, eles se aventuram em terra e seguem caminhos bem trilhados para seus campos de alimentação, antes de retornar à água pela manhã. O hipopótamo é um dos maiores e mais temidos animais da África, pois tanto os machos quanto as fêmeas são conhecidos por serem incrivelmente agressivos em pontos. O hipopótamo tende a viver em pequenos rebanhos contendo entre 10 e 20 indivíduos que são compostos por fêmeas com seus filhotes. O rebanho é liderado pelo macho dominante que vai ferozmente proteger seu trecho da margem do rio de ambos os intrusos e machos rivais, ameaçando-os abrindo sua enorme boca para expor as presas de meio metro de comprimento. Se isso falhar, os dois lutarão e lesões mortais muitas vezes são causadas. Embora o macho dominante permita que outros machos entrem em seu território, desde que sejam bem comportados, ele detém os direitos de reprodução com as fêmeas no rebanho.

 

Habitat do hipopótamo

Habitat do hipopótamo

Embora historicamente o hipopótamo já tenha sido encontrado em toda a Europa e Ásia, hoje eles estão confinados à África ao sul do Deserto do Saara. O Hipopótamo é sempre encontrado perto da água e tende a preferir áreas próximas a pastagens, onde se alimentam durante a noite. Hipopótamos são mais comumente encontrados nos rios e lagos profundos e lentos nos países orientais e do sul, com apenas algumas populações menores e mais isoladas ainda encontradas no oeste. O Hipopótamo também é um residente das zonas úmidas sazonais onde eles nadam pelas águas pantanosas durante o dia e pastam nas pequenas ilhas à noite. Embora o hipopótamo ainda seja comum em grande parte da África subsaariana, seus números vêm diminuindo com uma razão sendo a perda de seus habitats naturais causada principalmente pelo despejo de terras para a agricultura.

 

Alimentação do hipopótamo

O hipopótamo é um animal herbívoro, o que significa que, apesar de seus dentes enormemente longos e afiados, eles são vegetarianos. Diferentes espécies de gramíneas são a principal fonte de alimento para o hipopótamo que são encontrados crescendo em planícies relativamente próximas à água. Quando eles entram em terra à noite, hipopótamos podem viajar até 5km durante a noite para chegar aos seus campos de alimentação, o que eles fazem seguindo caminhos que são marcados com esterco. Curiosamente, o hipopótamo nem sequer usa seus caninos grandes para comer, mas em vez disso tem lábios fortes que são usados para cortar as gramíneas e dentes da bochecha que depois triture-os. Apesar de seu grande tamanho, o hipopótamo só come cerca de 40kg de comida por noite, pois usa muito pouca energia enquanto flutua na água durante a maior parte do dia. Em áreas próximas aos assentamentos humanos, hipopótamos também são conhecidos por invadir culturas que consomem principalmente plantas de arroz e simplesmente pisoteiam outras.

 

Predadores do hipopótamo

O hipopótamo é um dos maiores mamíferos do continente africano e, embora adultos maduros sejam muito mais difíceis de matar, eles ainda são caçados por um número de predadores.. Grandes gatos como leões e outros animais como hienas e crocodilos são os predadores mais comuns dos hipopótamos, particularmente dos indivíduos jovens ou doentes. É por causa disso que as fêmeas são pensadas para se reunir em rebanhos como números maiores são mais intimidantes para carnívoros famintos. O hipopótamo também é ameaçado por pessoas não só pela perda de seus habitats naturais, mas também pela caça. O hipopótamo tem sido caçado por pessoas por sua carne e seus dentes que são feitos de marfim. Desde a proibição de negociar marfim elefante, o número de hipopótamos mortos por seus dentes aumentou dramaticamente.

 

Reprodução e expectativa de vida do hipopótamo

Reprodução do hipopótamo

Após um período de gestação que dura cerca de oito meses, a fêmea dá à luz um único bezerro geralmente durante a estação chuvosa. Embora, como muitas outras atividades (incluindo o acasalamento) o hipopótamo muitas vezes dá à luz na água, não é realmente tão incomum para seus filhotes nascerem em terra. A fêmea protege seu bezerro ferozmente e ele cavalga em suas costas para mantê-lo seguro. Os filhotes de hipopótamo são totalmente desmamados quando têm 18 meses de idade, mas tendem a permanecer com sua mãe até que estejam totalmente crescidos, muitas vezes não a deixando até os 7 ou 8 anos de idade. Embora os machos jovens se tornem mais independentes e encontrem seu próprio pedaço de banco para patrulhar, as fêmeas se juntarão a um rebanho de outras fêmeas e jovens, mas apesar desse comportamento aparentemente sociável, eles não parecem interagir socialmente e até pastarem por conta própria quando deixarem a água à noite.

Os hipopótamos têm uma longa vida útil, muitas vezes vivendo até 40 anos na natureza. A expectativa de vida média, no entanto, é um pouco menor em geral, em torno de 36 anos.

 

Status de conservação do hipopótamo

Hoje, o Hipopótamo é listado pela IUCN como um animal vulnerável em seu ambiente natural, no entanto, o Hipopótamo ainda é considerado abundante em grande parte de sua faixa natural atual, com exceção de populações no oeste da África que estão se tornando cada vez mais isoladas. Embora as populações sejam consideradas estáveis em vários países do sul e leste do continente, elas estão em declínio em muitas outras e estão particularmente ameaçadas pela continuação da caça ilegal deles por suas presas. Mais raro que esse hipopótamo é o hipopótamo pigmeu.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo