Hipopótamo-pigmeu
Hipopótamo-pigmeu. Saiba tudo sobre o comportamento, alimentação, reprodução, habitat e características do hipopótamo-pigmeu.
O hipopótamo-pigmeu é um mamífero herbívoro de médio porte que é encontrado habitando as florestas úmidas e pântanos da África Ocidental. Esse hipopótamo está intimamente relacionado com outras espécies de Hipopótamo da África, que é o Hipopótamo Comum, mas é muito menor em tamanho pesando cerca de um quinto do peso de seu primo enorme. Embora as duas espécies possam parecer muito semelhantes, há, na verdade, uma série de diferenças notáveis, já que o Pigmeu Hipopótamo tem uma boca mais estreita e corpo mais elegante que a ajuda quando se move rapidamente através da vegetação densa na selva. Eles também passam muito menos tempo na água em comparação com o Hipopótamo Comum e até descansam em tocas na vegetação às margens dos rios. Ao contrário de seu primo maior, porém, o hipopótamo pigmeu é um animal muito raro que está severamente ameaçado em seus habitats remanescentes tanto pela caça quanto pela perda de habitat que parece ser difícil de controlar em uma região tão não regulamentada. Seu nome científico é Choeropsis liberiensis.
Características do hipopótamo-pigmeu
O hipopótamo pigmeu tem um corpo longo em forma de barril coberto de pele cinza-ardósia, que clareia na parte inferior. A cabeça do hipopótamo pigmeu é pequena em relação ao tamanho do corpo e, juntamente com a boca mais estreita, facilita a corrida pela floresta em alta velocidade. Devido ao fato de que o hipopótamo pigmeu evoluiu para ser mais terrestre do que o maior hipopótamo comum, eles têm várias adaptações que os ajudam quando estão na floresta densa. Embora o hipopótamo pigmeu ainda seja semi-aquático e entre na água, eles têm menos dedos palmados do que seu primo para ajudá-los a se mover mais efetivamente em terra, e seus olhos também são encontrados nas laterais da cabeça e não no topo, que novamente os ajuda a ver mais ao seu redor quando estão entre as árvores.
Comportamento do hipopótamo-pigmeu
Ao contrário do hipopótamo comum maior e mais sociável, o hipopótamo pigmeu não vive em manadas e é, de fato, em grande parte solitário. Passa os dias quentes descansando na lama fresca ou na toca de outro animal, essa espécie passa relativamente pouco tempo na água e tende a usá-la mais como refúgio se se sentir ameaçado. O hipopótamo pigmeu é noturno e forrageia na floresta à noite para uma grande variedade de matéria vegetal e frutos caídos. Como seu primo maior, o hipopótamo pigmeu segue caminhos bem trilhados e marcados entre seus locais de alimentação e descanso e pode disparar por esses túneis em um ritmo notável se se sentir em perigo. Embora os hipopótamos pigmeus percorram áreas de vida individuais, não é incomum que eles se sobreponham aos de outros, e eles são conhecidos por tolerar a presença de outros indivíduos em seu território.
Habitat do hipopótamo-pigmeu
Embora o hipopótamo-pigmeu já tenha sido encontrado em mais de sua área atual, as evidências sugerem que a espécie sempre foi bastante rara. Hipopótamos pigmeus são encontrados na Libéria e Costa do Marfim na África Ocidental, juntamente com algumas populações pequenas e isoladas nas vizinhas Serra Leoa e Guiné. O hipopótamo pigmeu habita áreas de floresta tropical densa e de várzea e pântanos, onde passa a maior parte do tempo procurando comida e descansando em terra. Apesar do fato de que as populações de hipopótamos pigmeus nunca foram muito numerosas, seus números diminuíram drasticamente nos últimos anos devido à caça e à perda de habitat. As florestas tropicais naturais onde esses animais vivem também abrigam madeiras tropicais raras e procuradas, estando essas áreas sujeitas a altos níveis de extração ilegal de madeira.
Alimentação do hipopótamo-pigmeu
O hipopótamo pigmeu é um animal herbívoro, o que significa que ele apenas se alimenta e consome diferentes tipos de matéria vegetal para adquirir todos os nutrientes de que precisa para sobreviver. Ao contrário do hipopótamo comum que se alimenta principalmente, e quase apenas de gramíneas, esse animal tem uma dieta muito mais variada e consome uma grande variedade de plantas e material vegetal em toda a floresta. O hipopótamo pigmeu forrageia sob a cobertura da noite comendo gramíneas, samambaias, folhas, arbustos e frutas que caíram no chão da floresta dos galhos acima. O hipopótamo pigmeu usa um túnel especial através da selva densa para se mover com mais segurança entre seus locais de descanso e alimentação, garantindo que ele sempre possa ter uma boa rota de fuga se o perigo se aproximar.
Predadores do hipopótamo-pigmeu
Devido ao tamanho relativamente grande do hipopótamo pigmeu, ele tem poucos predadores naturais dentro de seus habitats florestais nativos, com exceção de ocasionalmente ser perseguido por um leopardo. Os filhotes menores e mais vulneráveis, no entanto, são predados por vários predadores da selva, incluindo outros Wildcats e grandes cobras, como Pythons, que são capazes de emboscar facilmente o filhote desprotegido enquanto sua mãe está forrageando. A maior ameaça para as populações restantes de hipopótamos pigmeus, no entanto, são as pessoas, que os caçaram por sua carne e destruíram vastas áreas de seus habitats florestais únicos. O desmatamento muitas vezes ilegal de grande parte da ÁfricaA floresta tropical da empresa é fornecer madeiras raras e exóticas para a indústria madeireira e limpar a terra para dar lugar à agricultura.
Reprodução e expectativa de vida do hipopótamo-pigmeu
Durante a época de reprodução é um dos principais momentos em que os hipopótamos pigmeus machos se tornam mais agressivos e mostram os dentes e até brigam entre si para ganhar o direito de acasalar com as fêmeas locais. Após um período de gestação que dura entre seis e sete meses, a fêmea dá à luz um único filhote em uma toca na vegetação densa ou na água. Os filhotes de hipopótamo pigmeu pesam pouco menos de 6 kg ao nascer e são totalmente desmamados aos oito meses de idade, após o que começam a acompanhar sua mãe em viagens de forrageamento na floresta.
Os hipopótamos pigmeus são animais de vida relativamente longa que muitas vezes atingem idades mais avançadas do que a média dos hipopótamos comuns, particularmente quando mantidos em cativeiro. Mas em média, vivem 27 anos.
Status de conservação do hipopótamo-pigmeu
Hoje, o hipopótamo pigmeu está listado pela IUCN como uma espécie animal que está ameaçada de extinção em seu ambiente natural e está gravemente em risco de extinção em um futuro próximo. A subespécie de hipopótamo pigmeu encontrada no Níger é ainda mais rara e listada pela Lista Vermelha como criticamente ameaçada, embora muitos acreditem que ela possa estar extinta. Estima-se que menos de 3.000 indivíduos de hipopótamo pigmeu tenham sido deixados forrageando nas florestas quentes e úmidas da África ocidental hoje e os números parecem estar diminuindo ainda devido à caça ilegal e à perda de habitat.