Gazela: características, comportamento e habitat
Conheça as características, comportamento e habitat das gazelas.
A gazela é frequentemente retratada como o azarão corajoso da natureza, o alvo de uma caçada de leão ou chita corajosamente realizando sua fuga. A gazela é uma criatura inteligente, adaptável e robusta com algumas características bastante interessantes.
Características da gazela
O nome científico da gazela (sendo o nome comum deste mamífero) é gazella gazella. Pertence à família Bovidae da classe Mammalia.
A identificação de uma gazela é bastante fácil, com pelagem marrom-amarelada com um ventre branco. Como parte da família dos antílopes, eles têm chifres bastante longos que geralmente se curvam. Embora outras espécies de antílopes tenham apenas machos com chifres, as fêmeas também os têm neste animal em particular.
O tamanho do chifre varia muito entre os diferentes tipos de gazelas.
Embora grande parte de sua dependência para se esconder esteja na velocidade, eles também se camuflam com a paisagem do deserto com sua coloração acastanhada. As marcações específicas em sua pelagem permitem a identificação de diferentes espécies.
A maioria dos animais são excelentes corredores, capazes de rajadas curtas de velocidade explosiva ou períodos sustentados de velocidade moderada. Uma gazela pode ultrapassar uma chita, se avistar o predador a tempo, desviando e cortando para forçar a chita a interromper sua corrida.
Comportamento da gazela
As gazelas vivem em um grupo chamado rebanho, que pode ser composto por até 700 gazelas. No entanto, alguns rebanhos são muito menores, incluindo 10-30 fêmeas com seus filhotes. Na maioria das vezes, fêmeas e machos não vivem juntos no mesmo rebanho, pois os machos tendem a viver exclusivamente em um pequeno grupo ou completamente sozinhos. Qualquer rebanho realizado apenas de gazelas machos na natureza é chamado de rebanho de solteiro. Para se protegerem de um ataque de predadores, as gazelas são incrivelmente alerta. Eles constantemente olham ao redor com seus grandes olhos para ver onde o próximo ataque pode acontecer.
Habitat da gazela
O habitat ideal deste animal é uma área árida que não experimenta muita chuva, e é por isso que a maioria deles pode ser encontrada em certas partes da África e da Ásia. Seus ecossistemas preferidos são dunas, desertos, pastagens, savanas e planaltos. Eles não precisam de muito espaço para seus corpos pequenos, mas precisam viver perto de áreas com as folhas e arbustos em sua dieta, reduzindo sua necessidade de água mediante estações especialmente secas.
Quando as estações secas se instalam, a maioria das espécies de gazela migrará com outros animais e espécies em um movimento chamado Grande Migração.
Alimentação da gazela
A gazela é um herbívoro, colocando-os na parte inferior da cadeia alimentar sem presas naturais. Eles preferem a grama e o arbusto em seu habitat para encher o estômago. Seu lugar como presa é essencial para os principais predadores em seus habitats naturais, como leões, chitas e outros predadores do ápice. O único ajuste que uma gazela faz para sua dieta é que eles migram para onde têm acesso à maior parte da vida vegetal para consumir.
Predadores da gazela
Gazelas podem ser caçadas por predadores como chitas, leopardos, crocodilos, chacais, leões, hienas e cães selvagens africanos. Às vezes, também são caçados por humanos, o que é uma das principais razões para seu número decrescente.
Reprodução e expectativa de vida gazela
Quando a gazela macho e a fêmea estão prontos para acasalar, o ritual começa com o macho abaixando a cabeça e o pescoço, alongando-os. Ele segue de perto a fêmea, marchando e empinando para chamar sua atenção. A gravidez média de um bebê gazela é de seis meses, embora a fêmea possa dar à luz até dois filhotes por vez.
Quando o filhote, tem 20 minutos de vida, ele pode ficar de pé e mamar. O peso médio ao nascer de um filhote recém-nascido é de 10% a 12% do peso de sua mãe. Por serem um alvo fácil de identificação por predadores, a mãe os esconde em áreas de capim alto. Esses bebês precisam ficar com suas mães até o desmame, o que leva cerca de quatro a cinco meses. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos nove meses, enquanto os machos levam 18 meses. A expectativa de vida média de uma gazela é de 10 a 15 anos.
Status de conservação da gazela
O assentamento humano, a pecuária, a expansão da agricultura e o cercamento de terras resultam na perda de habitat ou fragmentação das espécies das gazelas. Embora a gazela permaneça difundida em todo o leste da África, apenas cerca de 25% da população é considerada estável ou em crescimento. Se essa tendência de queda de outras populações continuar, a IUCN afirma que eventualmente elevará essa espécie a um status quase ameaçado.