Diferença entre leão africano e leão asiático
Diferença entre leão africano e leão asiático. O leão africano é o mais conhecido de todos, na verdade muitas pessoas não sabem da existência do leão asiático. O leão africano é conhecido mesmo apenas como leão, já o leão asiático é um leão raro nativo da Índia e restrito ao Parque Nacional Gir. Acredita-se que o leão asiático tenha divergido dos homólogos africanos há 186.000 anos e se mudou para a Índia, onde evoluiu isoladamente depois que o fluxo gênico foi interrompido pela extinção dos leões no Oriente Médio e Europa.
O leão asiático está intimamente relacionado com os leões da África Ocidental e do Norte da África mais do que com os leões da África Austral e Oriental. O leão africano, por outro lado, está espalhado por toda a África, com a maioria dos números concentrados na região da África Oriental. Conheça neste artigo as diferenças dos leões africanos e asiáticos.
Aparência
Aparência do leão africano
Os leões africanos têm uma pelagem curta de pelo castanho ou dourado com uma cauda longa que tem um tufo de pelo mais longo no final. As marcas em seus casacos são muito mais fracas do que as listras e manchas em negrito exibidas em outros felinos, o que ajuda esses grandes carnívoros a passarem despercebidos ao perseguir presas nas gramíneas longas. Os leões têm mandíbulas fortes e poderosas que contêm 30 dentes no total, incluindo quatro caninos semelhantes a presas e quatro dentes carnais perfeitamente projetados para cortar carne.
Aparência do leão asiático
O leão asiático macho tem uma juba relativamente curta, esparsa e mais escura em comparação com a juba mais cheia do leão africano. Como resultado, as orelhas do leão asiático macho tendem a permanecer visíveis o tempo todo.
Esses leões são predadores, bastante semelhantes aos leões africanos tanto na aparência quanto no tamanho. Porém, são um pouco menores em comparação com seus parentes africanos. Outras diferenças notáveis incluem: borlas na ponta de suas caudas, bem como cachos de cabelo em seus cotovelos, são mais longos do que os dos leões africanos. Ao contrário de seus primos africanos, os leões asiáticos são claramente identificados por longas dobras de pele, esticadas ao longo de suas barrigas. A cor de sua pele varia de cinza-claro com tons prateados ocasionais, a castanho-avermelhado, coberto de manchas pretas.
Tamanho
Os leões africanos são maiores do que os asiáticos. Um leão africano macho pesa entre 149 e 226 kg, com as fêmeas pesando em média cerca de 156 kg. O maior leão africano já registrado pesava 362 kg e media 3,35 metros do nariz à cauda. Os leões asiáticos machos pesam entre 158 e 204 kg, com as fêmeas pesando entre 108 e 163 kg. A altura do ombro em machos asiáticos fica entre 1,06 e 1,20 metros, enquanto as fêmeas ficam entre 0,79 e 1,06 metros. O maior leão asiático já registrado atingiu 2,95 metros de comprimento da ponta à cauda até o nariz.
Tufos de cotovelo e cauda
Os leões asiáticos têm tufos de cabelo mais pronunciados nos cotovelos e nas caudas em comparação com os africanos. O tufo de cauda cobre toda a área posterior do tufo. Os leões africanos têm tufos mínimos de cabelo em suas caudas e cotovelos.
Crânios
Os crânios de leões asiáticos têm uma característica conhecida como forames infraorbitais bifurcados que se referem a pequenos orifícios no crânio, permitindo que vasos sanguíneos e nervos passem para o olho. Qualquer crânio de leão que tenha esses dois buracos pertence a um leão asiático. Os leões africanos, por outro lado, possuem um forame infraorbital, e isso, no entanto, não implica que sua visão seja inferior à dos leões asiáticos. É apenas uma característica física que eles não possuem. O crânio do leão africano também é mais proeminente do que o crânio do leão asiático.
Formação do Orgulho
Os orgulhos de leões asiáticos tendem a ser menores, e o maior já registrado teve cinco fêmeas adultas, mas a maioria apresenta apenas duas fêmeas. Já os leões africanos vivem em grandes bandos de até seis fêmeas e dois machos com filhotes.
Presas
Os leões asiáticos atacam animais menores devido à sua localização. O veado chital é a presa mais comum na floresta de Gir e pesa apenas cerca de 49 kg. Mesmo que os búfalos da Índia sejam menores do que os búfalos africanos, os leões asiáticos tendem a evitá-los. O leão africano ataca animais maiores, como gnus e zebras, que pesam entre 270 e 900 kg como os búfalos africanos.
Status de conservação dos leões
O Leão Africano é atualmente classificado como Vulnerável pela avaliação da Lista Vermelha da IUCN. Embora provavelmente não esteja em perigo iminente de extinção. Nos dias atuais, há apenas metade dos leões africanos do que há 25 anos. A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que restam menos de 25.000 leões na África, esta é a razão pela qual a organização os classifica como vulneráveis à extinção.
Já o leão asiático esta mais ameaçado devido à sua pequena população e área restrita de ocupação, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) listou o Leão Asiático como uma espécie ameaçada de extinção. A população desses leões aumentou constantemente desde 2010. Um censo em 2015 estimou a população de leões em 523 indivíduos. Já outra pesquisa feita em 2017 contou a população de leões asiáticos selvagens em 650 indivíduos.
Veja também
Leia mais sobre o leão africano
Leia mais sobre o leão asiático