Tigre-de-bengala
Tigre-de-bengala. Saiba tudo sobre o comportamento, características e habita dessa subespécie de tigre.
O tigre-de-bengala é também conhecido como tigre indiano, é um grande felino e uma das 6 subespécies de tigre restantes no planeta. o tigre-de-bengala é o mais comum de todos os tigres e é um ícone cultural. Os tigres-de-bengala mantêm áreas de vida e as fêmeas escolhem áreas que consideram adequadas para criar seus filhotes. Isso geralmente inclui uma fonte de água próxima, para que os filhotes possam se refrescar nos dias mais quentes.
Características do tigre-de-bengala
O tigre-de-bengala é instantaneamente reconhecível com seu corpo laranja coberto de listras que podem variar de cor de marrom a preto. Cada tigre tem um padrão único de listras. Na parte de baixo eles têm pelo branco que também é visto nas bochechas e ao redor dos olhos. Existe uma variante branca onde o branco substitui o laranja e as listras pretas são fracas.
A cor da pelagem proporciona camuflagem nos habitats onde vivem, no final do corpo há uma cauda longa que fornece equilíbrio ao pegar comida ou escalar. Isso tem entre 60 cm e 1,1 m de comprimento, em ambos os lados da boca, eles têm bigodes longos que os ajudam a sentir os itens.
Os tigres indianos ou tigres-de-bengala estão equipados com poderosas patas dianteiras e grandes pés com garras longas que os ajudam a agarrar e segurar a presa. Os tigres são as maiores espécies de grandes felinos. Os tigres-de-bengala são um tigre de tamanho médio quando comparados às outras seis subespécies. O menor é o tigre de Sumatra e o maior é o tigre siberiano ou de Amur. Os machos são maiores que as fêmeas. Os machos medem até 3 m de comprimento e pesam 225 kg, enquanto as fêmeas medem 2,7 m de comprimento e pesam 135 kg.
Comportamento do tigre-de-bengala
Os tigres-de-bengala são principalmente solitários, no entanto, às vezes viajam em grupos de 3 ou 4 indivíduos. Os tigres-de-bengala residem nas partes baixas da floresta tropical, onde existem pastagens e pântanos.
Alguns tigres de Bengala machos ocupam 320 quilômetros quadrados de território e o protegem com muita ferocidade. Os tigres-de-bengala são animais extremamente fortes e podem arrastar suas presas mortas cerca de 450 metros para escondê-las em arbustos ou grama alta até se alimentar dela. O tigre-de-bengala é um animal noturno, dorme durante o dia e caça à noite.
Apesar de seu tamanho, os tigres-de-bengala podem subir em árvores com eficiência, no entanto, não são tão ágeis quanto o leopardo menor, que esconde suas mortes de outros predadores nas árvores. Os tigres-de-bengala também são nadadores fortes e frequentes, muitas vezes emboscando presas que bebem ou nadam, ou perseguem presas que se retiram para a água.
Habitat do tigre-de-bengala
O tigre de Bengala é encontrado principalmente em Bangladesh, Índia e também no Nepal, Butão, Mianmar e no sul do Tibete. O tigre de Bengala habita em pastagens, florestas tropicais e subtropicais, principalmente florestas tropicais asiáticas, matagal, florestas decíduas úmidas e secas e manguezais.
Alimentação do tigre-de-bengala
Os tigres-de-bengala são carnívoros, o que significa que comem carne em vez de plantas. Os tigres-de-bengala caçam animais de médio e grande porte, como javali (um mamífero onívoro), sambar (uma espécie de veado), barasingha (uma espécie de veado), chital (um cervo malhado), nilgai (um antílope) , gaur (um grande boi do sul da Ásia) e búfalo.
Os tigres-de-bengala às vezes atacam animais menores, como lebres, macacos ou pavões e carniça (a carcaça de um animal morto). Os tigres-de-bengala também são conhecidos por atacar jovens elefantes asiáticos e bezerros de rinoceronte em casos raros.
Os tigres de Bengala também são conhecidos por levar outros predadores, como leopardos, lobos, chacais, raposas, crocodilos e dholes (uma espécie de cão selvagem) como presas, embora esses predadores não sejam tipicamente parte da dieta dos tigres de Bengala.
Predadores do tigre-de-bengala
O tigre-de-bengala é considerado o principal predador em seu ambiente, por tanto esse felino não tem um predador natural absoluto, mas tigres podem ser feridos quando enfrentam um porco-espinho, por exemplo, que pode espetar vários espinhos que podem levar à morte. Mesmo sendo a mais comum das subespécies de tigres, os tigres indiano continuam ameaçados. Os filhotes podem ser atacados por outros predadores. Mas o principal predador do tigre indiano é o homem. O homem caça o tigre para fazer troféus e a criação de medicamentos tradicionais. Os ossos de tigre têm sido associados como uma cura para muitas doenças, apesar de não haver evidência científica para isso. Outra ameaça apresentada pelos humanos é a destruição do habitat.
Reprodução e expectativa de vida do tigre-de-bengala
Os tigres-de-bengala são capazes de se reproduzir durante todo o ano. Machos e fêmeas só se juntam para acasalar. As fêmeas vão deixar escapar uma mudança em seu cheiro que atrai o macho. O par se junta e pode acasalar até 20 vezes antes que o macho saia. Ele não estará envolvido na criação dos filhotes. Um par de tigres pode viajar até 370 km de distância para acasalar.
A fêmea dará à luz entre dois e seis filhotes. Cerca de metade destes não sobreviverá aos dois anos de idade. Esses filhotes nascem após uma gestação de 104-106 dias. Ao nascer, os filhotes estão indefesos, mas a mãe deve deixá-los em uma toca enquanto caça. Inicialmente eles bebem leite, mas são desmamados aos 6 meses de idade.
Os filhotes ficarão com a mãe por dois anos enquanto ela os ensina a caçar. Eles começam a aprender essa habilidade entre 6 meses e 1 ano de idade. A maturidade sexual é alcançada entre quatro e cinco anos de idade. Os machos atingem a maturidade sexual mais tarde que as fêmeas. As fêmeas produzem uma ninhada de filhotes uma vez a cada dois ou três anos.
O tigre de Bengala pode viver cerca de 18 anos em cativeiro e provavelmente alguns anos a menos na natureza.
Status de conservação do tigre indiano
Os tigres-de-bengala são uma ‘espécie em extinção’. A população atual de tigres de Bengala selvagens no subcontinente indiano é agora estimada em cerca de 1.300 a 1.500, o que é menos da metade da estimativa anterior de 3.000 a 4.500 tigres. Os tigres-de-bengala estão em perigo de extinção devido à caça excessiva por caçadores furtivos.
A perda de habitat e a caça furtiva são ameaças para a sobrevivência das espécies. Caçadores ilegais matam tigres não apenas por suas peles, mas também por componentes para fazer vários medicamentos tradicionais do leste asiático.
Outros fatores que contribuem para sua perda são a urbanização e o assassinato por vingança. A matança por vingança ocorre quando moradores locais, como fazendeiros que possuem gado, caçam os tigres para impedi-los de atacar seu gado. Caçadores também matam tigres por seus ossos e dentes para fazer remédios que supostamente fornecem força aos tigres.