Tigre
Tigre. Saiba tudo sobre o comportamento, alimentação, características e habitat do maior felino do mundo.
Os tigres são os maiores felinos do mundo, são facilmente reconhecidos pela pelagem laranja-avermelhada com listras escuras. Só a cauda do gato grande tem um metro de comprimento. Tem um metro de altura, dentes de dez centímetros de comprimento e garras tão longas quanto as chaves da casa.
O nome científico do tigre é Panthera tigris. Eles pertencem à família Felidae e à classe Mamífero. Existem nove subespécies, incluindo Sumatra, Sibéria, Bengala, China do Sul, Malaia, Indo-Chinês, Bali, Javan e o tigre cáspio. Infelizmente, as espécies Bali, Javan e Cáspio estão agora sob classificação extinta.
Características do tigre
Um tigre é facilmente reconhecido por sua pelagem avermelhado-laranja com um padrão de listras pretas. Cada tigre tem seu próprio padrão de listras como as impressões digitais de um humano. Tem uma cauda longa, bem como dentes afiados e garras. Seu corpo mede de 1,52 a 3,20 metros de comprimento e pode pesar de 108 a 306 quilos, dependendo da subespécie. Como exemplo, um tigre de 1,80m é igual em comprimento a uma cama em tamanho real. Os tigres têm pés grandes com 5 dedos nos pés dianteiros e 4 nos traseiros. Suas garras são longas e retráteis, com até 10 cm de comprimento. O tamanho e peso de um tigre assim como de qualquer outro animal pode variar um pouco, já foram registrados tigres como mais de 400 quilos.
Comportamento do tigre
Tigres são animais solitários. A única exceção é quando as fêmeas estão criando seus filhotes. São raras ocasiões em que esses grandes gatos são vistos em grupo. Esses grandes felinos tentam ficar fora da vista de humanos e outros animais, mas podem ser agressivos se seu território for invadido.
Tigres geralmente caçam à noite. Eles emboscam suas presas dominando-as de qualquer ângulo, usando seu tamanho e força corporal para derrubar grandes presas fora do equilíbrio, um comportamento aprendido através da habituação que permite que os tigres sejam mais bem sucedidos na caça de suas presas.
Habitat do tigre
Tigres são animais que vivem no Sul e Sudeste Asiático, bem como na parte oriental da Rússia e da China. Alguns vivem em climas temperados, enquanto outros vivem em ambientes tropicais. Tigres siberianos vivem em climas frios onde neva. Seu casaco de pele pesado e uma camada extra de pele em suas patas os protegem das temperaturas frias. Além disso, eles têm uma camada extra de pele em volta do pescoço que às vezes é chamado de cachecol. Isso os isola ainda mais do frio. Tigres vivem em diferentes habitats, incluindo pântanos, pastagens, florestas decíduas e manguezais. O tipo de habitat em que cada uma das subespécies vive depende de sua espécie.
Os malaios vivem em florestas tropicais de larga porte, enquanto os tigres indo-chineses vivem em áreas montanhosas e montanhosas. O tigre de bengala vive em florestas tropicais enquanto o tigre de sumatra vive em florestas baixas e ao redor de pântanos. Um tigre sabe se está no território de outro tigre baseado nas árvores ao seu redor. Cada tigre marca as árvores em sua área com urina e arranhões especiais.
Tigres às vezes migram curtas distâncias para encontrar um suprimento maior de presas. Além disso, eles podem migrar para uma área com menos neve e temperaturas mais quentes nos meses de frio.
Tigres vivem distantes um do outro.
Alimentação do tigre
Os tigres são conhecidos por comer até 80 quilos de carne em uma noite, mas mais frequentemente consomem cerca de 12 quilos durante uma refeição. Pode levar dias para um tigre terminar de comer uma presa. O gato come até ficar satisfeito e então cobre a carcaça com folhas para depois volta para se alimentar um pouco mais.
Tigres são carnívoros e são capazes de capturar e comer grandes mamíferos como veados, antílopes, búfalos e javalis são algumas das presas de tigres. Eles também comem macacos, ursos-preguiça e leopardos. Tigres são conhecidos por comer até crocodilos.
Predadores de tigre
O tigre não tem um predador natural. Por causa de seu tamanho e força, tigres adultos não têm muitos predadores. Os Humanos são predadores deste animal. Elefantes e ursos também podem representar uma ameaça para eles. Filhotes de tigre têm muito mais predadores do que adultos como por exemplo: hienas, crocodilos e cobras são apenas alguns dos predadores dos filhotes.
A caça furtiva é outra grande ameaça e a perda de habitat por causa do desmatamento é uma ameaça. Eles são caçados por sua pele, dentes e outras partes do corpo. Além disso, muitos são capturados e vendidos como animais exóticos.
Reprodução e expectativa de vida do tigre
A estação de reprodução dos tigres geralmente acontece entre novembro e abril. No entanto, eles podem procriar em qualquer época do ano. Uma fêmea pronta para acasalar marca seu território com um cheiro particular. Isso atrai machos na área. Os machos às vezes lutam e competem por uma fêmea que está pronta para acasalar. Tigres não são monogâmes, eles acasalam com parceiros diferentes a cada temporada de reprodução.
O período de gestação é de cerca de 100 dias. Uma ninhada pode ser de 1 a 7 filhotes, mas geralmente uma fêmea dá à luz ao vivo de 2 a 4 filhotes. Um filhote pesa de 2 a 3 quilos ao nascer. Como outros gatos, filhotes de tigre nascem cegos. Seus olhos se abrem em 6 a 12 dias. Esses recém-nascidos dependem da mãe para tudo.
Eles são cuidados pela mãe e amamentados nas primeiras 6 semanas de vida. As mães são muito protetoras, filhotes jovens são vulneráveis a uma variedade de predadores e muitos são vítimas deles antes de serem fortes o suficiente para se defenderem.
A tigresa só deixa seus filhotes por um breve período de tempo para caçar comida. A tigresa lambe cada bebê em um esforço para limpar sua pele e estimular seu sistema digestivo.
Com 7 semanas de idade, os filhotes são alimentados com alimentos sólidos pela mãe. Ela traz comida para o outro grupo e quebra para os filhotes. Os filhotes passam muito tempo lutando e perseguindo uns aos outros como uma maneira de fortalecer seus músculos e aprender comportamentos de perseguição. Aos 8 a 10 meses, os filhotes estão prontos para caçar com a mãe. Eles ficam com ela até terem cerca de 2 anos.
Expectativa de vida dos tigres
Tigre de amur ou siberiano: 10 a 15 anos na natureza e cerca de 22 anos em cativeiro;
Tigre-de-bengala: 8 a 10 anos na natureza e cerca de 18 anos em cativeiro;
Tigre de Sumatra: 12 anos na natureza e 20 anos em cativeiro;
Tigre indochinês: 15 a 26 anos;
Tigre malaio: 15 a 20 anos;
Tigre do sul da China: 15 anos na natureza e 20 anos em cativeiro.
Status de conservação do tigre
O estado de conservação do tigre está ameaçado de extinção com uma população em declínio. Felizmente, eles agora estão protegidos pela Convenção do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES).
Embora sejam incríveis gatos grandes, eles se tornaram muito vulneráveis à extinção. Hoje existem apenas alguns milhares de tigres selvagens que vagueiam pelas savanas e florestas. Eles são caçados por suas partes e sua bela pele, e perdem seu habitat natural a cada dia. A principal causa para a sua extinção é a atividade humana. Os tigres são caçados por causa da sua pele, pelas de tigres são altamente valiosas. Os tigres são caçados por esporte, como um troféu. De 100.000 tigres selvagens, agora estamos com menos de 4.000 indivíduos.