Rinoceronte-indiano
Rinoceronte-indiano. Conheça tudo sobre o habitat, comportamento e características do rinoceronte-indiano.
O rinoceronte-indiano também conhecido como o maior rinoceronte de um chifre é uma espécie de rinoceronte nativa de partes da Índia e do Nepal. Uma vez disseminado por toda a parte norte do subcontinente indiano, as populações despencaram à medida que eram caçados por esporte ou mortos como pragas agrícolas. Isso empurrou a espécie muito perto da extinção e, no início do século 20, cerca de 200 rinocerontes selvagens restaram. O nome científico do rinoceronte indiano é Rhinoceros unicornis.
Características do rinoceronte-indiano
O rinoceronte indiano é o maior dos três rinocerontes da Ásia e, junto com o rinoceronte-branco africano, é o maior de todas as espécies de rinocerontes. Seu único chifre preto o identifica, juntamente com sua pele marrom-acinzentada e dobras de pele, dando-lhe uma aparência de armadura. O rinoceronte indiano pesa entre 1.800 e 2.700 kg. Tem 2 metros de altura no ombro e 3,5 metros de comprimento. O rinoceronte indiano tem saliências distintas que podem cobrir suas pernas, ombros e quartos traseiros.
Comportamento do rinoceronte-indiano
O rinoceronte-indiano é geralmente solitário, exceto quando as fêmeas estão com seus filhotes. Mas grupos com alguns indivíduos podem ser vistos, especialmente em áreas de forrageamento. Eles se alimentam principalmente no frescor do início da manhã, durante o final da tarde ou à noite. Durante o dia, eles passam muito tempo na água ou chafurdando na lama para se refrescar. Os machos têm territórios vagamente definidos que eles não defendem bem, e muitas vezes esses territórios se sobrepõem. Ocasionalmente, ocorrem interações agressivas entre rinocerontes, com ataques e choques de chifres. Essas brigas entre machos geralmente causam a morte quando os números da população são altos. Rinocerontes são conhecidos por fazer cerca de 10 sons, incluindo roncos, buzinas e rugidos. A deposição de cheiro é comum, com grandes montes de esterco comunais sendo frequentemente formados.
Habitat do rinoceronte-indiano
Historicamente, o rinoceronte-indiano tinha uma vasta área no norte da Índia, mas hoje essa área foi drasticamente reduzida devido à caça excessiva. O rinoceronte indiano está agora confinado às altas pastagens e florestas que cercam a cordilheira do Himalaia.
As pastagens onde os rinocerontes indianos vivem incluem as pastagens Terai-Duar, que estão entre as mais altas do mundo. O ‘capim-elefante’ da região pode atingir até 7 m, alto o suficiente para fornecer cobertura até mesmo para uma espécie do tamanho desse rinoceronte.
Alimentação do rinoceronte-indiano
Os rinocerontes indianos são herbívoros, comem grama, folhas, frutas, galhos e plantas aquáticas, além de culturas cultivadas. Eles preferem gramíneas altas a espécies curtas. Eles bebem diariamente e gostam de lambidas minerais.
Predadores do rinoceronte-indiano
Devido ao seu grande tamanho, o único predador real do rinoceronte indiano na natureza são grandes felinos selvagens, como tigres que atacam os filhotes de rinoceronte indiano e indivíduos fracos. Os seres humanos são a maior ameaça para o rinoceronte indiano, pois caçaram esses animais e os deixaram à beira da extinção por causa de seus chifres.
Reprodução e expectativa de vida do rinoceronte-indiano
Poucas informações são conhecidas sobre o sistema de acasalamento dos rinocerontes indianos. Apenas machos dominantes acasalam com fêmeas. Isso pode sugerir que os rinocerontes indianos exibem um sistema de acasalamento poligínico. A reprodução ocorre durante todo o ano. Após uma gestação de 480 dias, nasce um único filhote, com peso de 70 kg. O desmame geralmente ocorre após um ano, embora possa durar 18 meses. O filhote fica com a mãe até o nascimento do próximo filhote, geralmente em 3 anos. Uma semana antes de um nascimento subsequente, a mãe perseguirá o bezerro nascido anteriormente. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 9 anos para os machos e aos 4 anos para as fêmeas.
Um rinoceronte indiano pode viver por cerca de 40 anos.
Status de conservação do rinoceronte-indiano
Durante o século XX, europeus e asiáticos caçavam rinocerontes por esporte. Eles também foram mortos em plantações de chá como pragas agrícolas. A caça furtiva continua sendo sua maior ameaça, impulsionada pelo aumento da demanda por chifres de rinoceronte, especialmente entre a crescente classe média da Ásia. Os rinocerontes indianos também sofrem com a perda de seu habitat.
Hoje, a demanda por terra pelo aumento da população humana ameaça esta espécie. Muitas áreas protegidas para rinocerontes atingiram o limite de números que podem suportar, o que causa conflito entre humanos e rinocerontes porque os rinocerontes saem das áreas protegidas em busca de comida nas aldeias vizinhas. Segundo o recurso WWF Panda, o tamanho total da população do rinoceronte indiano hoje é de cerca de 3.500 indivíduos. Conforme o recurso World Wildlife (WWF), o tamanho total da população dessa espécie é de mais de 3.000 indivíduos. Atualmente, esta espécie está classificada como Vulnerável (VU) na Lista Vermelha da IUCN. No entanto, seus números hoje estão aumentando.