MAMÍFEROS

Rinoceronte-de-Sumatra

Rinoceronte-de-Sumatra. Saiba tudo sobre o comportamento, alimentação, reprodução, características e habitat do rinoceronte-de-sumatra.

Os rinocerontes de Sumatra são os menores dos rinocerontes vivos e o único rinoceronte asiático com dois chifres. Eles são cobertos com cabelos longos e estão mais intimamente relacionados aos extintos rinocerontes lanudos do que qualquer outra espécie de rinoceronte viva hoje. O nome científico do rinoceronte de Sumatra é Dicerorhinus sumatrensis.

 

Características do rinoceronte-de-Sumatra

O rinoceronte-de-Sumatra é a menor das cinco espécies de rinocerontes com um comprimento de corpo inferior a 2,5 metros. Em seus ombros, essa espécie de rinoceronte tem aproximadamente 1,5 metros de altura. O rinoceronte de Sumatra é a menor de todas as espécies de rinocerontes pesam entre 500-800 kg. É único entre as espécies de rinocerontes que possui um pelo avermelhado que pode cobrir uma grande parte de seu corpo. Esse rinoceronte tem uma visão relativamente ruim, dependendo mais da audição e do olfato para detectar o que está acontecendo ao seu redor. As orelhas possuem uma faixa rotacional relativamente ampla para detectar sons e um excelente olfato para alertá-los prontamente sobre a presença de predadores. Esse rinoceronte usa seus chifres para defesa, intimidação, desenterrando raízes e quebrando galhos durante a alimentação.

 

Comportamento do rinoceronte-de-Sumatra

Os rinocerontes de Sumatra passam grande parte do dia em lamaçais que utilizam seus pés e chifres para se aprofundar. Camadas de lama não apenas ajudam a proteger o rinoceronte de insetos que picam, mas também regulam a temperatura da pele. Os mantidos em cativeiro que não tinham chafurda diária suficiente sofriam de problemas crônicos de pele como resultado. O rinoceronte de Sumatra é um animal solitário e só se junta a outros rinocerontes para acasalar.

O rinoceronte também é muito diligente em marcar seu território e trilhas por meio de fezes, urina e até raspagem de árvores. O grande território de cada animal é de até 50 quilômetros quadrados para machos.

Habitat do rinoceronte-de-Sumatra

Habitat do rinoceronte de Sumatra

O rinoceronte de Sumatra vive principalmente florestas densas de planície, grama alta e canaviais abundantes com rios, grandes planícies aluviais ou áreas úmidas com muitos lamaçais, pântanos e florestas nubladas. Esses rinocerontes viviam na Índia, através do sudeste da Ásia e até Sumatra, mas hoje, só é encontrado nas ilhas de Sumatra e Bornéu.

 

Alimentação do rinoceronte-de-Sumatra 

O rinoceronte de Sumatra é um animal herbívoro, o que significa que se sustenta com uma dieta puramente baseada em vegetais. Os rinocerontes de Sumatra navegam pela floresta subtropical densamente vegetada em busca de folhas, flores, botões, frutas, bagas e raízes que eles desenterram do solo usando seus chifres

 

Predadores do rinoceronte-de-Sumatra

Os seres humanos são a maior ameaça ao rinoceronte de Sumatra, pois caçaram os rinocerontes e os deixaram à beira da extinção por causa de seus chifres. Devido ao seu grande tamanho, o único predador real dessa espécie de rinoceronte na natureza são grandes felinos selvagens, como tigres, que atacam os filhotes ou adultos fracos ou doentes. Um dos predadores é o tigre de Sumatra, mas o tigre de Sumatra não passa mais de 500 indivíduos em toda a ilha e vivem isolados em pequenos bolsões, seus encontros com rinocerontes de Sumatra hoje são provavelmente raros.

 

Reprodução e expectativa de vida do rinoceronte-de-Sumatra

Reprodução do rinoceronte de Sumatra

A fêmea do rinoceronte de Sumatra dá à luz um único filhote após um período de gestação de mais de um ano, mais aproximadamente 15 ou 16 meses. O filhote permanece com sua mãe até que tenha pelo menos 2 anos de idade e seja grande o suficiente para se tornar independente.

Estima-se que esse rinoceronte sobrevivente mais longo em cativeiro tenha cerca de 35 anos de idade, a partir de 2020. Acredita-se que, na natureza, os rinocerontes de Sumatra possam viver até cerca de 45 anos de idade.

 

Status de conservação do rinoceronte-de-Sumatra

Hoje, essa espécie de rinoceronte pode ser o grande mamífero mais ameaçado da Terra. Em 1986, a IUCN estimou que havia entre 425 e 800 rinocerontes de Sumatra. Em 2009, a International Rhino Foundation estimou que sua população havia diminuído para apenas 250 indivíduos.

Estimam que restam menos de 80 rinocerontes de Sumatra, e esse número pode ser tão baixo quanto 30 indivíduos que vivem em quatro parques nacionais fragmentados.

Enquanto as populações de rinocerontes de Sumatra hoje continuam diminuindo devido à perda de habitat e à caça furtiva, a espécie está à beira da extinção. Um estudo da Current Biology estimou que apenas 700 indivíduos foram deixados após grandes mudanças climáticas cerca de 9.000 anos atrás e lutaram para se recuperar desde então.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo