MAMÍFEROS

Rinoceronte-de-java

Rinoceronte-de-java. Saiba tudo sobre a reprodução, alimentação, habitat e características do rinoceronte-de-java.

Os rinocerontes-de-Java são os mais ameaçados das cinco espécies de rinocerontes, com apenas cerca de 76 indivíduos que vivem apenas no Parque Nacional Ujung Kulon em Java, na Indonésia. Os rinocerontes-de-Java já viveram no nordeste da Índia e no sudeste da Ásia. O último rinoceronte-de-Java do Vietnã foi caçado em 2010. O nome cientifico do rinoceronte-de-Java  é Rhinoceros sondaicus.

 

Características do rinoceronte-de-java

O rinoceronte-de-java é uma espécie de cor cinza escura. Sua pele tem uma série de dobras soltas, dando a aparência de blindagem. O rinoceronte-de-Java é muito semelhante em aparência ao rinoceronte de um chifre, mas tem uma cabeça muito menor e dobras de pele menos aparentes.

Embora apenas alguns rinocerontes-de-Java tenham sido medidos ou pesados, acredita-se que a espécie seja do tamanho do rinoceronte preto. Os animais que foram examinados tinham de 2 a 3,2 metros de comprimento e pesavam de 900 a 2.300 kg. Tanto os machos quanto as fêmeas têm incisivos inferiores semelhantes a presas, que eles usam para lutar, e o macho tem chifres curtos com cerca de 25 cm de comprimento.

 

Comportamento do rinoceronte-de-java

O rinoceronte-de-Java é solitário, exceto quando os pares se formam para o acasalamento e quando as mães cuidam de seus filhotes. Ao contrário dos rinocerontes de Sumatra, os rinocerontes-de-Java não coçam as patas traseiras no esterco e o chutam nos arbustos. Eles arrastam um pé traseiro, às vezes por vários metros, para marcar o arranhão com as secreções das glândulas do pé.

Os rinocerontes-de-Java parecem ser alimentadores mais adaptáveis ​​do que outras espécies de rinocerontes, na floresta tropical onde a espécie agora sobrevive, é um navegador puro. Os biólogos identificaram mais de 300 espécies diferentes que compõem sua dieta.

 

Habitat do rinoceronte-de-java

Habitat do rinoceronte de java

Os rinocerontes-de-Java vivem apenas no Parque Nacional Ujung Kulon, na parte ocidental de Java, Indonésia. Eles habitam densas florestas tropicais de planície, pastagens e canaviais com rios abundantes, grandes planícies aluviais ou áreas úmidas com muitos lamaçais. O rinoceronte-de-Java provavelmente tinha um alcance ecológico mais amplo do que seu parente maior, o maior rinoceronte de um chifre, ou seu compatriota, o rinoceronte de Sumatra.

O rinoceronte-de-Java percorreu historicamente uma vasta faixa da Ásia do nordeste da Índia através de Mianmar, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã e as ilhas indonésias de Sumatra e Java. Mas nos últimos 150 anos, seu alcance e população encolheram drasticamente.

 

Alimentação do rinoceronte-de-java

A alimentação do rinoceronte-de-Java é caracterizada pela alta diversidade de espécies. Centenas de espécies de plantas alimentícias foram registradas, mas cerca de 40% da quantidade de alimentos ingeridos vem de algumas espécies de plantas preferidas e comuns. Os rinocerontes comem principalmente folhas, brotos e galhos. A maioria das plantas comidas pelos rinocerontes crescem em locais sem sombra, em vegetação sem árvores altas, brechas criadas por árvores caídas e matagais sem árvores. Esses locais sem sombra apresentam uma melhor qualidade média de plantas alimentícias. Os rinocerontes de Java raramente se alimentam em tipos de vegetação onde a quantidade de alimento disponível é baixa. Eles comem folhas, flores, brotos, frutas, frutos e raízes que desenterram do chão usando seus chifres.

 

Predadores do rinoceronte-de-java

O rinoceronte Javan enfrenta poucos predadores na natureza. Tigres de java existiram em Ujung Kulon até a década de 1960, mas foram declarados extintos. Uma pequena população de leopardos javanos sobrevive em Ujung Kulon e poderia caçar filhotes de rinoceronte e indivíduos mais fracos.

Sem a caça humana relatada no habitat sobrevivente do rinoceronte nos últimos 25 anos, sua maior ameaça hoje é a falta de diversidade genética que ameaça o número de reprodução. O ser humano foi e é o maior predador do rinoceronte-de-java. O enorme declínio no número de rinocerontes-de-Java foi atribuído principalmente à caça por seu chifre e outras partes do corpo para serem usadas na medicina tradicional chinesa. A perda de habitat devido à exploração madeireira e ao desenvolvimento teve um grande impacto sobre a espécie, e também sofreu com doenças e desastres naturais, que podem destruir uma população inteira.

 

Reprodução e expectativa de vida do rinoceronte-de-java

Com uma população extremamente pequena e longos períodos de gestação, o nascimento de qualquer rinoceronte Javan é acompanhado de perto. Em dezembro de 2019, quatro novos filhotes foram avistados, aumentando a população para cerca de 72 rinocerontes, já em 2022 a população foi estimada em 76 rinocerontes. Como todas as espécies de rinocerontes, o rinoceronte Javan tem um longo período de gestação que torna a repovoação muito desafiadora.

Como nenhum rinoceronte Javan é mantido em cativeiro, seu período de gestação não é precisamente conhecido. Mas, acredita-se que seja de aproximadamente de 15 a 16 meses.

A longevidade é desconhecida, mas os rinocerontes-de-Java provavelmente vivem de 30 a 40 anos.

 

Status de conservação do rinoceronte-de-java

status de conservação de rinoceronte de java

O rinoceronte-de-java é criticamente ameaçado de extinção. Conforme a Lista Vermelha da IUCN, o tamanho total da população dessa espécie é de 76 indivíduos. Todos eles vivem no Parque Nacional Ujung Kulon, na ponta oeste de Java. Atualmente, esta espécie é classificada como Criticamente Ameaçada (CR) na Lista Vermelha da IUCN e seus números hoje são estáveis.

 

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo