Porco-formigueiro
Porco-formigueiro. Conheça o comportamento, características, alimentação e habitat do porco-formigueiro.
O Porco-formigueiro ou porco-da-terra como também é um pequeno mamífero semelhante a porcos, sendo encontrados habitando uma ampla variedade de habitats diferentes em toda a África, ao sul do Saara. Eles são principalmente solitários e passam seus dias dormindo em tocas subterrâneas para protegê-los do calor do sol africano, saindo à noite mais fria para procurar comida. Seu nome é originário da língua africâner na África do Sul e significa Porco da Terra, devido ao seu focinho longo e corpo semelhante ao de um porco. Os porcos-da-terra são únicos entre os animais por serem as únicas espécies sobreviventes em sua família animal. Até recentemente, acreditava-se amplamente que eles estavam mais intimamente relacionados a outros animais como tatus e pangolins, mas seus parentes vivos mais próximos, na verdade, considerados elefantes.
Características do porco-formigueiro
Os porcos-formigueiros têm uma aparência única entre todos os animais, por exibirem características físicas de várias espécies de animais diferentes. Eles têm corpos de tamanho médio, quase sem pelos e focinhos longos que os fazem parecer distintamente de porcos à primeira vista, com uma pele grossa que os protege do sol quente e também de serem prejudicados por picadas de insetos. Eles conseguem fechar as narinas para impedir que poeira e insetos entrem no nariz. Eles têm orelhas tubulares semelhantes a coelhos que podem ficar em pé, mas também podem ser dobradas para evitar que a sujeira entre nelas quando estão no subsolo. Os porcos-formigueiros têm garras fortes em cada um de seus pés em forma de pá. Suas patas traseiras serem mais longas que as patas dianteiras, os tornam escavadores fortes e capazes, capazes de escavar grandes quantidades de terra a um ritmo alarmante.
Comportamento do porco-formigueiro
Os porcos-formigueiros são animais solitários que se reúnem apenas para acasalar e nunca são encontrados em grandes grupos. Eles vivem em tocas subterrâneas para protegê-los do sol quente do dia e dos predadores. Os porcos-da-terra muitas vezes viajam vários quilômetros para encontrar os maiores cupinzeiros guiados por sua excelente audição e olfato. Apesar de muitas vezes ter uma grande toca composta por uma extensa rede de túneis, os porcos-da-terra também são conhecidos por conseguirem escavar rapidamente pequenas tocas temporárias onde podem se proteger rapidamente, em vez de ter que retornar à sua habitação original.
Habitat do porco-formigueiro
Os porcos-formigueiros são encontrados em uma grande variedade de habitats diferentes em toda a África subsaariana, desde desertos secos até regiões úmidas de floresta tropical. A única condição além de ter um bom acesso à comida e água em abundância é ter um bom solo no qual eles possam cavar suas extensas tocas. Suas tocas podem ter até 10 metros de comprimento em uma área de vida que pode ter de 2 a 5 quilômetros quadrados. Suas tocas geralmente têm várias entradas.
Alimentação do porco-formigueiro
A alimentação do porco-formigueiro é composta principalmente de formigas e cupins, sendo os cupins sua fonte de alimento preferida. Apesar disso, eles são conhecidos por também comer outros insetos, como besouros, larvas de insetos. Os porcos-da-terra são insetívoros, com membros fortes e garras capazes de invadir a casca externa mais dura dos cupinzeiros com muita eficiência. Os porcos-da-terra também conseguem usar as mesmas técnicas para invadir ninhos de formigas subterrâneos.
Predadores do porco-formigueiro
Apesar dos porcos-formigueiros serem animais noturnos que vivem na segurança de tocas subterrâneas, eles são ameaçados por vários predadores diferentes em todo o seu habitat. Leões, leopardos, hienas e grandes pítons são os principais predadores. Mas isso varia dependendo de onde vive o porco-formigueiro. Sua principal forma de defesa é escapar muito rapidamente do subsolo, no entanto, eles também são conhecidos por serem bastante agressivos quando ameaçados por esses animais maiores. Os porcos-da-terra usam suas garras fortes e afiadas para tentar ferir seu predador, além de chutar com suas poderosas patas traseiras. Os porcos-da-terra também são ameaçados por humanos que os caçam e destroem seus habitats naturais.
Reprodução e expectativa de vida do porco-formigueiro
Os porcos-da-terra têm estações de acasalamento específicas que ocorrem todos os anos. Dependendo da região onde o porco-da-terra vive, os filhotes podem nascer em outubro a novembro ou de maio a junho em outras áreas. Conhecido por ter filhotes na maioria dos anos, os porcos-da-terra fêmeas dão à luz um único filhote após um período de gestação que geralmente dura cerca de 7 meses. Os porcos-da-terra recém-nascidos geralmente pesam apenas 2 kg e nascem com a pele rosa e sem pelos na segurança da toca de sua mãe. Os filhotes passam as duas primeiras semanas de suas vidas na segurança da toca subterrânea antes de começar a se aventurar com sua mãe sob o manto da noite. No entanto, apesar de acompanharem a mãe em busca de alimento, não são desmamados até os três meses. Os jovens porcos-da-terra vivem com a mãe em sua toca até os seis meses, quando se mudam para cavar sua própria toca. Embora sua vida útil na natureza não seja totalmente clara, os porcos-da-terra tendem a viver por mais de 20 anos em cativeiro.
Status de conservação do porco-formigueiro
Atualmente os porcos-formigueiros são listados pela IUCN como uma espécie de menor preocupação. Apesar do fato de que os números populacionais de porcos-da-terra certamente diminuíram em alguns países, em outros, seus números permanecem estáveis e são frequentemente encontrados em áreas protegidas e regiões com habitats adequados. No entanto, eles estão se tornando cada vez mais afetados pela perda de habitat, tanto na forma de desmatamento quanto na expansão de cidades. Os tamanhos exatos da população não são totalmente conhecidos.