MAMÍFEROS

Lobo-guará

Lobo-guará. Conheça o comportamento, alimentação, reprodução, características e habitat do lobo-guará

O Lobo-Guará é encontrado no Brasil, na Argentina, Paraguai e outros países da América do Sul oriental e central. Esse animal é também chamado guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba e lobo-vermelho. Eles têm pernas muito longas e magras, tornando-os o maior canino da América do Sul. No Brasil o lobo-guará é um animal símbolo e estampa a cédula de 200 reais. O nome científico do lobo-guará é Chyrsocyon brachyurus.

 

Caracteísticas do lobo-guará

O lobo-guará têm pernas longas que os fazem parecer uma raposa em palafitas.  A pele desses canídeos é laranja dourada para vermelho/marrom-avermelhado. Como o nome sugere, eles também têm uma juça negra que os torna facilmente identificáveis. Acredita-se que essas pernas longas, por vezes referidas como palafitas, sejam uma adaptação às pastagens muito altas em seu habitat. Esses animais são os mais altos de todos os canídeos selvagens.

Lobo-guará adultos pesam cerca de 51 quilos. Seu corpo tem um pouco mais de 1 metro de comprimento da cabeça para trás. Sua cauda adiciona mais 45cm ou mais ao seu comprimento total. Eles têm cerca de 88 cm de altura. Além disso, são orelhas muito grandes que têm cerca de 17 cm de comprimento.

 

Comportamento do lobo-guará

Estes lobos se comunicam usando sua urina. Eles o usam para marcar os pontos onde sua beleza está enterrada e seus caminhos de caça. O cheiro de urina é muito distinto e fácil de reconhecer, muitas pessoas acreditam que cheira semelhante à cannabis.

Enquanto lobos cinzentos, cães selvagens africanos, e a maioria das outras espécies canídeos formam grupos, o lobo-guará é um ser solitário. Estes canídeos são animais solitários. Eles não caçam em bandos, ao contrário de muitos outros caninos. Eles podem ser encontrados em pastagens, savanas, pântanos, florestas e pântanos. São animais crepusculares, o que significa que são mais ativos durante o horário de crepúsculo entre 8:00 e 10:00 e 8:00 e 22:00.

 

Habitat do lobo-guará

Habitat do lobo-guará

O habitat do lobo-guará fica na América do Sul central e oriental. Alguns dos países que habitam incluem Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia. Lobos-guará vivem no cerrado, que é o maior bioma encontrado na América do Sul. O bioma onde vivem é composto por pastagens, florestas úmidas e secas, pântanos, pântanos e savanas. Também é possível encontrar esses canídeos caçando nos pastos ao redor das terras agrícolas, embora eles não se aproveitam do gado da fazenda.

 

Alimentação do lobo-guará

Lobos-guará são onívoros, o que significa que comem plantas e animais. As plantas podem compor 50% ou mais de sua dieta. Parte da vegetação que eles gostam de comer inclui frutas, legumes, cana-de-açúcar e tubérculos. Uma de suas comidas favoritas é lobeira, que é uma pequena fruta que se assemelha a um tomate.

Eles também caçam para pegar animais de pequeno e médio porte. Alguns dos animais que eles caçam incluem coelhos, ratos e outros roedores, veados pampas, tatus e tamanduás gigantes. Ao caçar comida, eles usam seus ouvidos grandes para ouvir atentamente sons de animais. Eles vão girar os ouvidos para ajudá-los a ouvir melhor. Quando ouvem algo, usam os pés para tocar no chão para que suas presas saiam.

O método que eles usam para capturar suas presas pode variar, dependendo do tipo de animal que eles estão capturando. Por exemplo, eles atacam depois de animais menores que podem estar fugindo, escavam para seguir presas escavadoras, ou pulam para pegar insetos ou pássaros. Suas pernas longas ajudam-nos a mover-se rapidamente para capturar com sucesso suas presas.

 

Predadores do lobo-guará

Lobos-guará enfrentam algumas ameaças, tanto de seus predadores naturais quanto de humanos. Gatos grandes atacam-nos. O Jaguar é seu maior predador, mas Pumas e outros gatos também são conhecidos por caçar esses lobos.

Eles também recebem doenças como parvovírus, vírus da raiva, vírus destempero e adenovírus canino. Essas doenças são resultado de compartilhar território com cães domésticos. Os animais também podem ser mortos por vermes renais gigantes. Este parasita é uma lombriga que ataca os rins do animal.

Os humanos também representam uma ameaça aos Lobos Maned. Eles foram caçados em diferentes partes do Brasil por suas partes do corpo. Seus olhos, em particular, eram, porém, para ser amuletos da boa sorte. Enquanto eles estão agora protegidos por leis que proíbem a caça, algumas pessoas ainda tentam matar esses animais.

Outra grande ameaça para esses animais é a perda de habitat. Humanos desenvolvendo as terras onde o lobo-guará vive e caça está resultando em menos espaço habitável para eles e animais reduzidos a caçar em algumas áreas. Colisões de automóveis também os matam.

 

Reprodução e expectativa de vida do lobo-guará

Reprodução do lobo-guará

As estações de acasalamento dos logos-guará são entre novembro e abril. As fêmeas só entram em estrus uma vez por ano. Estrus é o conjunto de alterações fisiológicas no corpo de uma fêmea que ocorrem devido à presença de hormônios reprodutivos.

Durante o namoro, os machos se aproximam das fêmeas e se envolvem em investigações anogenitais. O período de estrus de uma fêmea dura quatro dias. Durante esse período, ocorre a cópula. Ao final dos quatro dias, o macho e a fêmea entrarão em 15 minutos de relações sexuais. Ao contrário de alguns outros animais, lobos machos também só produzem esperma durante a temporada de acasalamento.

O período de gestação é entre 60 e 65 dias de duração. Dois a seis filhotes nascerão em cada ninhada. Quando nasceram, os filhotes são muito pequenos; eles pesam apenas cerca de 1 libra. Nas primeiras 10 semanas, os filhotes terão pele preta. Depois desse tempo, ficará vermelho. Seus olhos não se abrirão até que tenham cerca de 9 dias de idade.

Os filhotes dependem de seus pais para comer durante o primeiro ano. Eles são amamentados até os 4 meses de idade. Depois de 3 semanas de idade, os filhotes também recebem comida regurgitada de seus pais. Embora os machos possam fornecer alguma ajuda no cuidado com os jovens, as fêmeas são as principais responsáveis por essa tarefa.

Embora a vida exata dos Lobos Selvagens não seja conhecida, os cientistas estimam que eles têm uma vida útil média entre 12 e 15 anos. Há relatos de um logo-guará que viveu no zoológico de São Paulo, no Brasil por mais de 20 anos.

 

Status de conservação do lobo-guará

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classificou os Lobos-guará como quase ameaçados. Infelizmente, as ameaças enfrentadas por esses animais estão fazendo com que sua população diminua. Estima-se que restem cerca de 23.600 Lobos-guará na natureza. Eles têm um estado de conservação de quase ameaçados. Embora os animais não sejam considerados ameaçados de extinção, há a preocupação de que seus números tenham diminuído.

 

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo