MAMÍFEROS

Lobo-do-Ártico

Lobo-do-ártico. Conheça as características, alimentação, comportamento e habitat dessa espécie de lobo.

O lobo-do-ártico é também chamado de “lobo polar” ou “lobo branco”, os lobos do Ártico habitam as regiões árticas da América do Norte e da Groenlândia. Graças ao seu isolamento, o lobo do Ártico não é ameaçado pela caça e destruição do habitat da mesma forma que seus parentes do sul.  Seu nome científico é Canis Lupus Arctos. Pertence à família Canidae e sua classe é Mammalia. Seu nome científico Canis significa cachorro enquanto lupus significa lobo. A palavra Arctos refere-se a uma região polar. O lobo do Ártico não tem uma subespécie, mas é um parente próximo do lobo cinzento.

Características do lobo-do-ártico

Um lobo-do-ártico adulto pode pesar entre 31 e 56 kg. Eles variam entre 60 a 91 cm de altura e podem ter até 1,52 metros de comprimento, incluindo a cauda. O corpo de um lobo-do-ártico tem cerca de três quartos do comprimento dessa árvore.

A pelagem branca ou às vezes acinzentada deste lobo tem duas camadas. A camada superior fica mais espessa à medida que a temperatura cai na tundra. A camada de pelo mais próxima da pele do lobo é à prova d’água. A camada impermeável de pelo ajuda este lobo a ficar seco e manter o calor do corpo em temperaturas abaixo de zero.

Os lobos-do-Ártico têm patas com almofadas grossas que lhes permitem andar em solo congelado. Além disso, essas almofadas proporcionam tração nas superfícies escorregadias em que caminham e correm. Lobos do Ártico correm enquanto caçam bois almiscarados ou outras presas. A velocidade mais rápida registrada de um lobo do Ártico é de 74 km/h.

Você pode pensar em um lobo como um animal solitário, mas os lobos do Ártico viajam em bandos de seis ou mais. Esses lobos vivem em climas incrivelmente frios, então raramente encontram pessoas. Normalmente, as pessoas não querem viajar para esses lugares frios! Eles não são animais agressivos, a menos que estejam defendendo seu território de um lobo ou outro animal.

 

aparência do lobo-do-ártico

 

Habitat do lobo-do-ártico

Os lobos do Ártico vivem no norte do Canadá, Groenlândia, Alasca e Islândia. Eles vivem nessas regiões do Ártico o ano todo. Além disso, essas regiões têm períodos escuros que duram cerca de 5 meses. Assim, os lobos do Ártico se adaptaram a viver no escuro e no frio. Em vez de viver em tocas no solo, os lobos do Ártico vivem em cavernas ou buscam abrigo em afloramentos de rochas. O solo nessas áreas do Ártico está sempre congelado, impossibilitando cavar tocas tradicionais.

 

Alimentação do lobo-do-ártico

O que os lobos do Ártico comem? Os lobos do Ártico comem lebres do Ártico, caribus, lêmingues e bois almiscarados. Um lobo do Ártico é menor que seu parente próximo, o lobo cinzento. Então, você pode estar se perguntando como um único lobo do Ártico poderia caçar e matar grandes mamíferos. A resposta é: eles não caçam sozinhos. Uma matilha de lobos trabalhará em conjunto para selecionar um membro fraco de um rebanho de caribus ou bois almiscarados para capturar. Um grande mamífero será comido por uma matilha de lobos ao longo de uma semana ou mais. Um lobo do Ártico é capaz de comer cerca de 20 quilos de carne animal em um período de alimentação. Pense em 20 quilos de carne como pesando o mesmo que duas latas grandes de tinta.

 

alimentação do lobo-do-ártico

Predadores do lobo-do-ártico

Os ursos polares são os únicos predadores animais dos lobos do Ártico. Se um filhote de lobo sai da caverna, pode ser morto por um urso ou outro lobo. Quando os humanos se aventuram onde os lobos do Ártico vivem, eles também representam uma ameaça para eles.

Um lobo do Ártico pode sobreviver por 4 ou 5 meses sem comer. Ele pode sobreviver com a gordura armazenada em seu corpo. Mas, eventualmente, deve ter nutrição para sobreviver a esse clima severo. Se um lobo está enfraquecido devido à fome, pode ser atacado por outros lobos.

 

 

Reprodução e expectativa de vida do lobo-do-ártico

Em uma matilha de lobos do Ártico, apenas o alfa da matilha acasala com a fêmea beta. Lobos do Ártico são conhecidos por ficarem com um companheiro. Isso ajuda a controlar o número de filhotes de lobo, também chamados de filhotes, para haver comida adequada disponível para eles. O período de gestação é de 63 dias e a mãe dá à luz 2 a 3 filhotes de lobo. Os filhotes recém-nascidos têm pelo escuro e íris azuis que mudam para amarelo à medida que envelhecem. Eles pesam cerca de 1,81 kg quando nascem, mas rapidamente começam a ganhar mais. Os lobos do Ártico dão à luz mais tarde no mês de maio e às vezes no início de junho. Isso difere dos lobos cinzentos. Lobos cinzentos dão à luz no mês de abril e geralmente têm 4 a 5 filhotes em uma ninhada.

Eles nascem com os olhos e ouvidos fechados, mas conseguem ver e ouvir em cerca de 12 a 14 dias. Os filhotes podem rastejar um pouco, especialmente quando querem mamar de sua mãe. Em poucas semanas, os filhotes começam a mordiscar pequenos pedaços de comida mastigada trazidos pela mãe.

Os filhotes de lobo do Ártico ficam na caverna ou toca com a mãe por cerca de 6 semanas. Após 6 semanas, eles se juntam às atividades com a matilha e são adultos aos 8 meses. Geralmente, os filhotes adultos ficam com a mesma matilha por anos.

A expectativa de vida média de lobos do Ártico machos e fêmeas é de cerca de 7 anos na natureza e 20 anos em cativeiro. Uma das razões mais comuns para a morte precoce de um lobo do Ártico é a falta de comida disponível no clima rigoroso. Pode haver uma quantidade limitada de comida e isso é ingerido pelo macho alfa e pelas fêmeas beta em um pacote. Outra razão para a morte precoce é lesão. Um lobo do Ártico pode ser ferido durante uma caçada e a lesão pode ser infectada. Embora não haja idade registrada para o lobo do Ártico mais antigo, o lobo mais antigo conhecido no mundo é um lobo canadense chamado Maddie. Ela tem 19 anos e cresceu em um santuário de lobos.

 

reprodução do lobo-do-artico

Status de conservação do lobo-do-ártico

O status de conservação do lobo-do-Ártico é pouco preocupante, pois viverem em um ambiente tão hostil, não estão em perigo ou ameaçados por caçadores e seu habitat não está em risco. A população de lobos do Ártico é de cerca de 200.000, sendo assim eles não são considerados uma espécie ameaçada e são oficialmente listados como menos preocupantes. A principal razão pela qual os lobos do Ártico não estão ameaçados é que eles vivem na tundra congelada, onde muito poucos humanos visitam e onde muito poucos outros animais podem sobreviver. Uma das maiores populações desses lobos é encontrada no norte do Alasca.

 

[pexyoutube pex_attr_src=”https://www.youtube.com/watch?v=7vUC2LDfsxg”][/pexyoutube]

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo