MAMÍFEROS

Lobo-da-terra

Lobo-da-terra. Saiba tudo sobre o comportamento, alimentação, reprodução, características e habitat do lobo-da-terra

O lobo-da-terra é também conhecido como urso-formigueiro ou urso-formigueiro-africano é um mamífero insetívoro, nativo da África. Pertence à mesma família da hiena, porém, ao contrário de muitos de seus parentes carnívoros, o lobo-da-terra não caça grandes animais. O nome ‘lobo da terra’ em africâner deriva das supostas características desse animal que são semelhantes a cães e seus hábitos alimentares de comer cupins que ele cava no solo e nos cupinzeiros. O nome científico do lobo da terra é Proteles cristata.

 

Características do lobo da terra

O lobo da terra tem uma pelagem marrom amarelada com várias listras pretas verticais, uma cauda espessa e preta com uma longa faixa de pelo escuro nas costas, que sobe quando o animal se sente ameaçado ou assustado.

O lobo-da-terra fica a 40 à 50 cm do ombro com um comprimento de cauda de 20 à 25 cm e tem um comprimento de 65 à 80 cm do nariz à cauda e pesa entre 8 a 12 kg. Assemelha-se a uma pequena hiena-listrada.

Como a hiena, tem uma longa crista grossa de pelos eréteis ao longo do comprimento das costas, ombros robustos e pernas dianteiras mais longas do que traseiras. O lobo-da-terra, no entanto, é menos corredor e tem cinco dedos nas patas dianteiras em vez de quatro. O crânio não é tão robusto, mas o canino afiado, dentes e mandíbulas fortes características de hienas são retidos e manejados em interações agressivas. Os dentes da bochecha, no entanto, são meros pinos adequados para triturar sua dieta de insetos, que consiste quase exclusivamente de colheitadeiras.

 

Comportamento do lobo-da-terra

Lobos-da-terra são animais tímidos e noturnos que dormem em tocas durante o dia. Durante o inverno, no entanto, eles podem, ocasionalmente, tornar-se alimentadores diurnos. Isso acontece durante os períodos mais frios, pois eles ficam à noite para conservar o calor. Durante a maior parte do ano, os lobos-da-terra passam o tempo em territórios compartilhados que consistem em até uma dúzia de tocas.

Eles vivem em grupos familiares constituídos por um casal e seus filhotes. Se seu território for infringido, os lobos-da-terra perseguirão o intruso até 400 m ou até a fronteira. Se o intruso for pego, o que raramente acontece, ocorrerá uma briga, acompanhada de cacarejos suaves, latidos roucos e um tipo de rugido. A maioria das incursões ocorre durante a época de acasalamento. Quando a comida é escassa, o sistema territorial rigoroso pode ser abandonado e até três pares podem ocupar um. Suas tocas são geralmente tocas abandonadas de porcos-espinhos, lebres ou porcos-espinhos, ou, ocasionalmente, eles encontram abrigo em fendas nas rochas. Eles também cavarão suas próprias tocas ou aumentarão tocas iniciadas por lebres. Eles normalmente usarão apenas uma ou duas tocas de cada vez, girando por todas as tocas a cada seis meses.

Quando o lobo-da-terra cheira cupins ou ouve o farfalhar de milhares deles na grama com suas orelhas pontudas sensíveis, ele os lambe com sua língua pegajosa.

 

Habitat do lobo-da-terra

Habitat do lobo da terra

O lobo-da-terra prefere habitar savanas e pastagens abertas secas com chuvas anuais mínimas. Pode ser encontrado em dois lugares separados desconectados: o chifre oriental da África ao redor da Etiópia, Somália e Quênia, e a porção sul da África ao redor de Angola, Zâmbia e África do Sul. Há algum debate sobre se essas populações orientais e sulistas devem ser consideradas como subespécies totalmente separadas, porque além de suas faixas distintas, elas são semelhantes.

 

Alimentação do lobo-da-terra

Esses animais podem parecer predadores temíveis, mas sua dieta consiste quase exclusivamente de cupins. Após localizar os cupins através do cheiro e do som, o lobo desenterrará a pedreira com suas garras afiadas. Em seguida, lamberá os cupins do chão com sua longa língua pegajosa. Estima-se que um único indivíduo pode consumir cerca de 300.000 cupins todas as noites. Os cupins também fornecem a maior parte da água que precisam em seus habitats secos e áridos. Os lobos da terra são imunes às toxinas que esses cupins produzem para impedir que outros predadores os comam. Se os cupins não estiverem disponíveis, então eles podem consumir besouros e outros insetos. Ao contrário do esperado, eles não parecem procurar carniça como outras hienas, bunda que podem consumir insetos logo de um cadáver.

 

Predadores do lobo-da-terra

Lobos adultos têm poucos predadores sérios na natureza, mas o filhote de aardwolf é vulnerável a chacais, leões, leopardos e outras hienas. Cães de caça também às vezes atacam e matam o lobo-da-terra. O lobo da terra enfrenta poucas ameaças significativas na natureza porque eles geralmente se mantêm para si mesmos e não incomodam os humanos com muita frequência. No entanto, às vezes eles correm o risco de serem vítimas de caça, acidentes automobilísticos e perda de habitat por invadir habitats humanos.

 

Reprodução e expectativa de vida do lobo-da-terra

A temporada de acasalamento do lobo da terra pode ocorrer em qualquer época do ano, mas dependendo de onde ela vive, a reprodução geralmente atinge picos nos meses chuvosos. Para atrair um companheiro em potencial, machos e fêmeas segregarão um cheiro pungente da glândula anal. Se a fêmea aceitar o que o macho tem a oferecer, então eles formarão laços de pares juntos e produzirão uma única ninhada por ano. No entanto, os machos mais agressivos podem se intrometer em outro território e copular com o companheiro de um macho mais fraco também.

Após um período de gestação que dura aproximadamente 90 dias, a mãe dará à luz uma ninhada de dois a cinco filhotes com os olhos abertos, mas de outra forma indefeso. Eles permanecerão seguros e protegidos no covil subterrâneo, alimentando-se do leite materno durante os primeiros três a quatro meses de suas vidas. O pai tem a responsabilidade de guardar o vil, enquanto a mãe fará viagens para fora. Quando os filhotes forem totalmente desmamados, cada filhote será alimentado com cupins regurgitados até que tenham idade suficiente para caçar por conta própria.

Essas viagens de forrageamento tornam-se progressivamente mais ousadas e mais distantes a cada mês que passa. O cachorrinho lobo da terra continuará aprendendo e crescendo sob a supervisão dos pais durante o primeiro ano. Depois disso, eles deixam a família para vigiar seu território. A maioria dos lobos da terra atingem a maturidade sexual total em torno de 1,5 a 2 anos de idade.

A vida útil do lobo não é exatamente conhecida, mas outras espécies de hienas intimamente relacionadas podem viver cerca de 15 anos ou mais na natureza.

 

Status de conservação do lobo-da-terra

Status de conservação do lobo da terra

Os lobos da terra são considerados uma espécie de menor preocupação pela Lista Vermelha da IUCN. Isso significa que os números são saudáveis e não exigem esforços especiais de conservação. Não se sabe quantos vivem em toda a sua gama, em parte porque seu comportamento esquivo e noturno torna difícil estimar. Com base no comportamento desse animal, no entanto, sabemos que as densidades populacionais são bastante baixas. Um único par de reprodução pode ocupar território de 1 a 4 quilômetros quadrados. O macho defenderá seu território dentro e fora da temporada de reprodução.

 

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo