MAMÍFEROS

Impala: características, comportamento e habitat

Conheça as características, comportamento e habitat da impala.

Impalas são animais que vivem nas florestas claras e savanas do sul e leste da África. Esses antílopes de tamanho médio viajam e se reúnem em rebanhos de centenas durante a estação chuvosa. As chuvas trazem uma abundância de gramíneas, brotos, ervas, arbustos e arbustos para o seu pastoreio. Na estação seca, esses rebanhos trabalham juntos para encontrar comida em um processo chamado navegação, como parte do qual eles comem folhas, galhos e vegetação de maior crescimento.

Impala tem o nome científico Aepyceros melampus. Este nome vem do grego antigo, com Aepyceros significando “chifre alto” e melampus significando “pé preto”. O nome comum impala é da língua zulu.
Impala pertencem ao reino Animalia, filo Chordata e classe Mammalia. Com gado, antílopes, ovelhas, cabras, búfalos e bisontes, pertencem à família Bovidae. Todos esses bovidae têm cascos e chifres. Os chifres diferem dos veados, no entanto, enquanto crescem a partir da frente do crânio do animal e não se soltam ou se ramificam.

Características da impala

Características da impala

Impala têm principalmente pelo marrom-avermelhado que os ajuda a se esconder entre a vegetação.
Elas apresentam uma faixa branca em suas barrigas, queixos, lábios, orelhas internas, sobrancelhas e caudas. A cauda também apresenta um conjunto de listras pretas que formam a letra M. Caso contrário, eles têm mais preto em suas testas, coxas e pontas da orelha.

As fêmeas de impala, chamadas de ovelhas, não têm chifres. Mas os machos, os carneiros, crescem chifres curvos com uma notável aparência torcida devido às cristas. Esses chifres são pretos e crescem até 90 cm ou mais.

Os machos medem entre 30 e 36 centímetros de altura de seus cascos até os ombros. As fêmeas crescem para uma extensão menor. Os membros da Impala são longos, delgados e graciosos com glândulas odoríferas nos tornozelos. Essas pernas os ajudam a saltar até 10 de comprimento ou até 3metros de altura.

Comportamento da impala

Comportamento de impala

Impala vive em rebanhos de 100 a 200 animais. Para a estação seca, esses rebanhos incluem machos e fêmeas trabalhando juntos para encontrar comida. Quando a estação chuvosa começa, o rebanho se separa em um rebanho masculino e um rebanho feminino. Esses novos grupos pastam nas gramíneas abundantes e em outras vegetações.

Habitat da impala

Habitat da impala

Impalas são animais que preferem viver perto de uma fonte de água em bosques, pastagens e savanas da África.

Na África, esses animais ainda vivem em todo o Quênia, Botsuana, Angola, Malawi, Zimbábue, Zâmbia, Moçambique, Namíbia, Ruanda, África do Sul, Suazilândia, Uganda, Zaire e Tanzânia. Rebanhos recentemente começaram a viver no Gabão. Mas no Burundi, as impalas locais estão extintos.

Alimentação da impala

Impalas são herbívoros altamente adaptáveis. Eles mudam sua dieta conforme a vegetação disponível ao seu redor.

Eles preferem comer grama fresca. Mas eles dependerão de muitos tipos de folhagens, incluindo ervas e brotos, quando não houver grama. Outros alimentos que eles comem incluem arbustos, arbustos, frutas e vagens de acácia.

Predadores da impala

Os principais predadores da impala incluem animais perseguidores como leões, leopardos, chitas, hienas e cães selvagens. Mas muitos também morrem por chacais, humanos, águias, cães de caça e caracal. Quando o animal tenta beber água de um rio ou não presta atenção, uma impala pode se tornar uma refeição para um faminto crocodilo do Nilo.

A impala capturado geralmente é aquele que foi absorvido por seus próprios pensamentos enquanto pastava. Eles tendem a parar de prestar atenção ao que os rodeia quando estão em arbustos baixos, onde muitos predadores os perseguem e os surpreendem. Quando estão ao ar livre, eles ficam atentos e agem rapidamente para fugir do perigo.

Pular para cima é “pronking”, um comportamento que confunde os predadores da impala. Pode funcionar em caçadores humanos que lutam para alinhar um tiro no salto rápido e alto. Quando um predador se aproxima, todas as impalas do rebanho começam a se prontificar para criar uma cena confusa. Se o pronking não conseguir afastar os predadores, a impala se espalha em todas as direções e se esconde em arbustos e arbustos baixos. Além desse salto vertical de até 3 metros no ar, a impala pode saltar até 9 metros para fora e sobre arbustos e outros obstáculos.

Reprodução da impala

Os machos testam a urina das fêmeas para detectar o estro. O macho então ruge, bufa ou se espreguiça para se anunciar. Após perseguir a fêmea, o macho pode mostrar comportamentos como acenar com a cabeça e sacudir a língua antes da cópula.

Impalas fêmeas são reprodutivamente maduras e concebem em 1,5 anos. Os machos conseguem procriar com 1 ano, mas geralmente não estabelecem territórios até os 4 anos. A maioria dos acasalamentos ocorre de março a maio. A gestação é de 194–200 dias.

Starus de conservação da impala

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista a impala como de menor preocupação, no que diz respeito à conservação. Isso significa que eles estão em baixo risco de extinção agora.

Cerca de dois milhões de impalas vivem hoje em estado selvagem ou em terras privadas. Cerca de um quarto deles vive em áreas protegidas em Botsuana, Quênia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. A população permanece estável com exceção de uma subespécie de rosto preto do sudoeste de Angola e Kaokoland no noroeste da Namíbia, que atualmente inclui apenas 1000 animais. Para ajudar essa subespécie com faces negras a restaurar sua população, algumas estão sendo protegidas em fazendas particulares na Namíbia e no Parque Nacional Etosha.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo