MAMÍFEROS

Hiena-riscada

Hiena-riscada. Saiba tudo sobre a alimentação, reprodução, comportamento, características e habitat da hiena-riscada.

A hiena-riscada é também conhecida como hiena-listrada é um mamífero de tamanho médio. É um animal de escavação encontrado na África, Índia Ocidental, Oriente Médio e Península Arábica. Algumas pessoas gostam de tê-lo como um animal de estimação. Seu nome científico é Hyaena Hyaena.

 

Características da hiena-riscada

As hienas-riscadas são de tons cinza e bege de casacos ou peles e têm listras verticais em seus flancos e listras verticais pretas em suas pernas. No entanto, essas listras são mais proeminentes visíveis durante os verões e menores durante os invernos. Seu rosto é geralmente coberto por cabelos pretos grossos.

Elas têm uma inclinação para baixo para trás, assim como todas as espécies das hienas. Quando são ameaçados, ajuda em suas costas pode ficar ereto, fazendo-os parecer muito maiores do que o habitual na frente de seus predadores.

As hienas-listradas ou riscadas machos e fêmeas são conhecidas por serem notavelmente semelhantes na aparência. No entanto, os machos são conhecidos por serem ligeiramente maiores que as fêmeas. Em tamanho, esses animais geralmente têm cerca de 1 à 1,15 metros de comprimento. Sua cauda mede cerca de 31 cm. As fêmeas geralmente pesam entre 57 e 75 quilos, enquanto os machos pesam cerca de 57 a 90 quilos.

Esses animais têm um rosto preto grosso e caudas longas que estão cobertas de cabelos grossos ou peles. As caudas são geralmente preto e branco. Além disso, suas patas têm quatro garras curtas, contundentes e não retráteis. As pernas traseiras das hienas-listradas são mais pesadas, bem como mais curtas que suas pernas traseiras.

 

Comportamento da hiena-riscada

As hienas-listradas são animais são carniceiros. Elas são nômades, movendo-se de um buraco de água para outro. No entanto, muitas vezes eles gostam de ficar mais perto da fonte de água e nunca se moverão mais de seis milhas de distância da fonte de água.

Elas são caçadoras solitários, o que significa que eles geralmente caçam quando estão sozinhos. No entanto, eles também são conhecidos por às vezes formar pequenos grupos familiares enquanto limpam animais mortos. Eles também vivem em covas em grupos familiares. No entanto, a gama doméstica das hienas listradas é menor do que a das hienas manchadas e marrons.

Essas hienas geralmente marcam seus territórios com a ajuda das secreções da glândula cheirosa de sua bolsa anal. São menos vocais do que hienas manchadas. As hienas listradas são conhecidas por procurar comida mais do que caçam comida.

 

Habitat da hiena-riscada

Habitat da hiena riscada

O habitat da hiena-riscada compreende tipicamente desertos, semi-desertos, florestas, florestas de matagal, matas de acácia, pastagens, savanas tropicais e terrenos rochosos. Algumas pessoas gostam de tê-lo como um animal de estimação. Esses animais de limpeza são geralmente encontrados na África, Índia Ocidental, Oriente Médio e Península Arábica.

Os grupos familiares são conhecidos por residir em covas que geralmente são cavernas que têm entradas estreitas. Essas cavernas também têm grandes pedregulhos. Os co-cois onde esses animais vivem com seus grupos familiares podem se estender por uma distância de quatro a cinco metros.

Alimentação da hiena-riscada

Hienas-listradas ou riscadas como também são chamadas, são animais conhecidos por serem onívoros noturnos e geralmente se alimentam de frutas, melões, tâmaras, pequenos insetos e pequenos animais. Eles geralmente são carniceiros e se alimentam dos restos de qualquer outro animal que mate. Suas mandíbulas poderosas são usadas para esmagar ossos e roer. As hienas-listradas são conhecidas por serem catadoras ativas e elas catam mais do que caçam comida.

Além disso, eles podem beber vários tipos de água. Eles se dão bem com água salgada, água doce e até água com refrigerante (se for fornecido a eles). Se disponíveis, hienas-listradas bebem água todas as noites. No entanto, eles também podem sobreviver por longos períodos sem água, se a necessidade.

Predadores da hiena-riscada

Embora leões provavelmente às vezes matem esses animais, eles não têm grandes predadores. Eles competem com os grandes gatos para agarrar presas. Nesta luta, é provável que os grandes gatos ganhem. No entanto, os humanos para um grande risco para eles. Isso ocorre porque os humanos são conhecidos por envenenar e ou caçar esses animais. Esta é uma grande ameaça à vida deles. Além disso, a perda de habitat devido a atividades humanas como industrialização e urbanização também é uma ameaça à existência das hienas-listradas.

 

 

Reprodução e expectativa de vida da hiena-riscada

Reprodução da hiena riscada

Hienas-riscadas são animais que não têm uma estação de reprodução específica. Uma ninhada de 2 à 4 filhotes nasce em um período de gestação na faixa de 90 a 92 dias. O filhote nasce nas covas.

Quando o filhote ou filhote nasce, ele não tem visão. Eles nascem cegos, e seus canais auditivos também estão fechados. Naquela época, seus casacos são brancos a cinzas e eles têm listras pretas claras em seus corpos. Os filhotes podem abrir os olhos após cerca de 7 a 8 dias e seus dentes se desenvolvem após cerca de três semanas.

Elas podem comer alimentos sólidos depois de um mês. O desmame, no entanto, pode variar de oito a doze meses. Tanto o macho quanto a fêmea são conhecidos por cuidar dos bebês. A vida útil desses animais é de cerca de 24 anos quando ele vive em cativeiro.

 

Status de conservação da hiena riscada

Devido às diferentes variedades de hienas, é difícil entender os números exatos da população. No entanto, a Hiena Listrada foi classificada como “Quase Ameaçada” pela IUCN. Está agora extinta na Europa, mas ainda pode ser vista na Anatólia, Turquia em raras ocasiões. Algumas pessoas gostam de ter hienas como um animal de estimação.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo