Furão Angorá
Furão angorá. Saiba tudo sobre este membro da família mistela putorius furo.
Um furão angorá é um mamífero domesticado intimamente relacionado com a família da doninha. Originalmente criado na Escandinávia, o furão angorá é um animal de estimação exótico popular em muitos países do mundo. Nomeado por sua pelagem longa, o angorá também se diferencia por uma dobra no nariz com um tufo extra de cabelo. Um criador sueco de furoes se percebeu uma mutação em seus furões que fez crescer pelos mais longos nas pernas e nos quartos traseiros. Posteriormente, um criador na Noruega aperfeiçoou essa mutação e desenvolveu a raça de furão angorá. O nome científico do furão angorá é Mustela furo.
Características do furão angorá
O furão angorá tem pelos longos, também se diferencia dos demais furões por uma dobra em seu nariz com um tufo extra de cabelo. Um furão geralmente pesa de 1,36 a 3,18 kg. Tem cerca de 51 cm de comprimento, incluindo uma cauda de 13 cm. Sua coloração é branca, marrom, preta ou mista, sem subpelo.
Comportamento do furão angorá
Eles são brincalhões e amigáveis, tornando-os um ótimo companheiro para famílias com crianças. Eles são inteligentes, curiosos e parecem ter uma quantidade constante de energia para mantê-los ativos. Eles adoram encontrar brinquedos e escondê-los, mas podem destruir rapidamente um desses brinquedos.
Habitat do furão angorá
Esses furões foram originalmente encontrados na Europa, onde foram criados em uma instalação na Escandinávia, mas são atualmente vendidos como animais domésticos com a possibilidade de que vivam em qualquer lugar do mundo. O furão angorá é completamente domesticado, como não é um animal selvagem seu habitat é criado pelo seu dono, ele é criado como se fosse um gato domestico. O habitat perfeito para é o furão angorá é em um ambiente onde ele possa correr e se esconder.
Alimentação do furão angorá
Um furão angorá é carnívoro, mesmo quando domesticado, ainda tem os instintos de um predador. Ele possui dentes muito fortes e afiados. Os furões precisam comer carnes diversas e aves em sua dieta e devem ser alimentados com alimentos ricos em proteínas e pobres em gordura. Alimentos preparados com carne de frango ou peru são saudáveis para seus corpos.
Predadores do furão angorá
Como é um animal doméstico essa espécie de furão não tem um predador em especial. Mas ao fugir da casa onde vive o furão angorá poderá ter muitos predadores como mamíferos carnívoros maiores podem persegui-los e caçá-los, um cachorro ou um gato pode ser um predador para esse animal, um furão pode não ser um bom animal de estimação para uma casa com outros animais.
Reprodução e expectativa de vida do furão angorá
O acasalamento do furão angorá é controlado por seus criadores porque a espécie é criada especificamente para ser um animal de estimação, o controle permite que os criadores os vendam por um alto custo. A gestação da fêmea dura cerca de 42 dias e ela pode dá à luz até 8 filhotes. Os filhotes geralmente pesam cerca de 6 a 12 gramas quando nascem e bebem o leite da mãe até as 7 semanas de idade. Eles nascem sem visão ou audição e inicialmente não têm dentes. Seus dentes não crescem até as 3 semanas de idade, seguidos pela abertura de seus ouvidos e olhos quando têm cerca de 4-5 semanas de idade. A expectativa de vida média do furão angorá é de 5 a 9 anos.
Status de conservação do furão angorá
A população de furões angorá no mundo é totalmente determinada pela demanda entre os criadores. Por serem animais domésticos protegidos por meio de reprodução, não correm riscos de extinção e têm uma população cada vez maior. Só podem ser extintos se todos os criadores desistirem da criação dos mesmo.