Crocodilo-do-Nilo. Conheça as características, comportamento, reprodução e habitat desse crocodilo africano. Há duas espécies de crocodilo-do-Nilo, incluindo o crocodilo do Nilo africano oriental e o crocodilo do Nilo africano ocidental. Um crocodilo adulto do Nilo pode ter até 6 metros! São carnívoros que podem subjugar e comer grandes mamíferos. Este crocodilo vive em vários lugares em toda a África subsaariana, bem como na bacia do Nilo e no oeste de Madagascar. Esses répteis se comunicam uns com os outros assovelando e rosnando. O nome científico deste crocodilo é Crocodylus niloticus.
Características do crocodilo do nilo
Um crocodilo-do-Nilo se parece muito com um lagarto gigante. Seu corpo é coberto por escamas duras que são marrom-acinzentado ou de cor de oliva. Além disso, este réptil tem faixas cruzadas de escamas escuras cobrindo sua poderosa cauda. O crocodilo do Nilo tem quatro pernas curtas com pés arranhados. Seus pés traseiros estão teias tornando-os excelentes nadadores. Eles têm olhos verdes com pupilas verticais especialmente projetadas para ajudá-los a ver em seu ambiente aguado à noite.
Uma das coisas mais temíveis sobre o crocodilo do Nilo é o seu tamanho. Eles crescem até um comprimento médio de 4 metros, mas podem medir até 6 metros. Pesam de 226 a 750 quilos. Não é à toa que esses répteis são tão confiantes ao atacar grandes presas!
As escamas escuras desses crocodilos os ajudam a se misturar em seu ambiente. No entanto, crocodilos adultos do Nilo não têm predadores, exceto humanos. Sua habilidade de se misturar em seu ambiente os ajuda ao perseguir e atacar suas presas.
Comportamento do crocodilo-do-nilo
Crocodilos do Nilo também são conhecidos por sua habilidade de cavar. Eles usam seus pés com garras para cavar para poderem ir para o subterrâneo se o tempo ficar muito frio ou quente para eles sobreviverem. Algumas dessas tocas têm 3 metros de profundidade, enquanto outras têm cerca de 40 metros de profundidade. Estes répteis se retiram para sua toca e entram em um estado semelhante à hibernação chamado a estivação. Durante a estivação, o coração de um crocodilo bate apenas duas vezes por minuto!
Um dos fatos mais interessantes sobre este réptil é que ele pode ser ao mesmo tempo, solitário e social. Eles podem caçar sozinhos ou trabalhar com outros crocodilos do Nilo para prender e comer uma escola de peixes. Além disso, os pais de crocodilos do Nilo trabalham juntos para proteger seus ovos de predadores. Esses crocodilos às vezes podem coexistir no mesmo território.
Habitat do crocodilo-do-nilo
Esses répteis vivem na África subsaariana, na bacia do Nilo e no oeste de Madagascar. Especificamente, eles vivem em pântanos de água doce, manguezais, rios, estuários e grandes lagos. Esses répteis de sangue frio vivem em um clima moderado e dependem do sol para mantê-los aquecidos. Eles passam a maior parte do dia se aquecendo ao sol sem se mover. Se um crocodilo começa a ficar muito quente ao sol, ele abre a boca para deixar o excesso de calor derramar e evaporar. À noite, eles voltam para a água para caçar e se refrescar. Quando o tempo fica muito frio para eles sobreviverem, esses répteis cavam uma toca e entram em a estivação subterrânea.
Alguns crocodilos do Nilo migram para diferentes áreas para encontrar um suprimento de alimento maior ou para encontrar um lugar adequado para fazer um ninho.
Alimentação do crocodilo-do-nilo
Ser o maior crocodilo da África significa que este réptil tem um monte de presas para escolher. Crocodilos do Nilo comem uma variedade de peixes. Eles também são conhecidos por atacar grandes mamíferos, como zebras, búfalos, antílopes e até hipopótamos pequenos.
Eles geralmente caçam à noite e à noite. Este crocodilo pode consumir um suprimento de alimentos igual à metade do seu peso corporal. Então, um crocodilo do Nilo de 1.000 quilos poderia comer uma zebra de 500 quilos durante uma única refeição.
Um crocodilo do Nilo é capaz de permanecer muito parado observando um mamífero como uma zebra ou um antílope tomando uma bebida de um rio, ou lago. Embora esses crocodilos sejam grandes, eles também são muito rápidos. Eles lançam-se para fora da água e apertam suas presas usando sua tremenda força de mordida para segurá-la e dominá-la.
Predadores do crocodilo-do-nilo
Um crocodilo adulto do Nilo não tem predadores naturais. Os humanos são a única ameaça para eles. No entanto, os crocodilos do Nilo pequenos são vítimas de muitos predadores, incluindo lagartos-monitores, águias-de-peixe africanas, cobras e texugos de mel.
Uma ameaça para este crocodilo é a perda de habitat devido ao desenvolvimento da terra. Além disso, às vezes ficam presos em redes de pesca comerciais e morrem. A caça furtiva é outra ameaça para esses crocodilos. Eles são caçados por sua carne e ovos.
Reprodução e expectativa de vida do crocodilo-do-nilo
O período de acasalamento deste crocodilo acontece durante a estação seca. Crocodilos machos tentam atrair fêmeas espirrando com seus focinhos, pulverizando água e fazendo sons rosnando. Uma vez que o macho mais forte afasta todos os outros, a fêmea e o macho. A maioria dos crocodilos machos acasala com muitas fêmeas durante a época de reprodução. Mas o crocodilo macho do Nilo fica com uma fêmea para guardar seu ninho de ovos. Esse é um dos fatos mais incomuns sobre este crocodilo. Como regra geral, a maioria dos répteis põe seus ovos e os deixa.
A fêmea cava uma toca de cerca de 20 polegadas de profundidade para servir como um ninho para seus ovos. Ela coloca de 25 a 80 ovos na toca e empurra areia sobre eles. Os ovos têm cerca de 3 polegadas de comprimento e pesam algumas onças. O período de incubação é de cerca de 90 dias.
Filhotes de crocodilos são chamados de filhotes. Se um filhote está tendo problemas para sair de seu ovo, o crocodilo fêmea pode colocá-lo em sua boca e rodá-lo ao redor para ajudar com o processo de eclosão. Uma vez que os ovos eclodem, a fêmea leva os filhotes para sua boca e os leva para a água. Os filhotes podem ver, andar e nadar desde o nascimento. Eles ficam com a mãe nos dois primeiros meses de vida. Durante esse tempo, os filhotes aprendem a capturar insetos e peixes pequenos. Embora a mãe crocodilo lhes dê proteção, os filhotes são vulneráveis a muitos predadores.
A presa típica desses crocodilos aumenta de tamanho à medida que o crocodilo cresce. Então, quando este réptil chega à idade adulta, ele está comendo grandes mamíferos.
Esses crocodilos podem viver 45 anos ou mais na natureza. Esses répteis vivem ainda mais tempo em cativeiro. Henry, um crocodilo do Nilo que vive na África do Sul, acredita-se ser o mais velho aos 120 anos!
Status de conservação do crocodilo-do-nilo
Este crocodilo tem um estado de conservação de Menor Preocupação com uma população estável. Os cientistas estimam a população desses crocodilos entre 50.000 e 70.000 indivíduos maduros. Seu estado de conservação é menos preocupante com uma população estável.
Curiosamente, houve alguns desses crocodilos vistos e capturados nos Everglades, na Flórida. Parece muito estranho que crocodilos da África apareçam no sul da Flórida! Biólogos têm algumas teorias sobre como esses crocodilos chegaram em Everglades. A teoria principal é que colecionadores de répteis vendiam ilegalmente filhotes para pessoas nos Estados Unidos. Em pouco tempo, os crocodilos ficaram grandes demais para seus donos cuidarem. Consequentemente, eles foram soltos no Florida Everglades.