MAMÍFEROS

Civeta de palmeira asiática

Civeta de palmeira asiática. Conheça o comportamento, o habitat e as características da civeta asiática.

O Civeta de palmeira asiática ou musang como também é conhecida ocupa uma grande área que se estende por grande parte do sul da Ásia, da Índia à China. Essas animais estão mais intimamente relacionadas com mongeese e doninhas. As civetas sobem em árvores para escapar de predadores, mas também para caçar. O nome científico da civeta de palmeira asiática é Paradoxurus Hermaphroditus.

 

Características da civeta de palmeira asiática

As civetas asiáticas têm corpos longos, incluindo a cauda, ​​​​e podem ter cores de pelagem em marrom, bege, cinza, branco, amarelo ou preto, com faixas faciais semelhantes a um guaxinim que também podem incluir a área do focinho, são animais peludos.

O peso médio dessa civeta é de 1,4 a 2,5 kg. Esses animais pesam cerca da metade do peso das civetas africanas. A grande civeta indiana, uma das espécies mais próximas em tamanho, tem mais de duas vezes o peso da maioria das civetas asiáticas. Olhos da civeta asiática que são grandes, é uma das características distintivas desta espécie.

 

Comportamento da civeta de palmeira asiática 

A civeta de palmeira asiática é um animal solitário, exceto na época de acasalamento. Esses animais fazem muitas marcações no chão com suas glândulas contidas sob a cauda. Os animais têm narinas sensíveis o suficiente para identificar facilmente outras civetas pelos cheiros que deixaram em determinados lugares. Como essa espécie é noturna o seu comportamento e estilo de vida ainda são desconhecidos. Mas já se sabe que esses animais preferem fazer suas casas em florestas com cobertura arbórea mais densa.

 

Habitat da civeta de palmeira asiática

O habitat histórico dessas civetas são florestas tropicais do sul da Índia, Sri Lanka, sul da China e outras áreas de florestas arbóreas do Sudeste Asiático. Como vivem em um ambiente tropical, elas conseguem suportar muito bem as temperaturas quentes, elas também se adaptaram muito bem a alta umidade dessas regiões.

Mesmo com o grande aumento da população asiática e é claro com o grande aumento no desmatamento, o musang demonstra um alto grau de adaptabilidade. Em áreas que sofreram muita extração de madeira, as civetas asiáticas costumam ir a jardins e parques com muitas árvores frutíferas.

 

Civeta-de-Palmeira-Africana: características e habitat

 

Alimentação da civeta de palmeira asiática

As civetas asiáticas são animais onívoros que complementam suas dietas à base de carne com frutas e outros alimentos à base de plantas. Entre as presas estão pequenos roedores, cobras, sapos e insetos. Já quando falamos de plantas e frutos e ou vegetais, os alimentos favoritos são: chiku, café, manga, rambuten e seiva de flor de palmeira. Quando as civetas asiáticas comem frutas, é provável que consumam bagas.

 

Predadores da civeta de palmeira asiática

Os predadores da civeta de palmeira asiática são outras espécies de civetas, grandes felinos como leopardos e tigres. Os crocodilos também podem representar uma ameaça, assim como as cobras. Os seres humanos são as espécies que representam a maior ameaça para muitas espécies de civeta. Esses animais, tem perdido bastante território para às indústrias de óleo de palma e também para madeireiras.

A captura desses animais para o comércio de animais de estimação, para o consumo de sua carne e para a produção de café Kopi Luwak também é uma grande ameaça.

 

Reprodução e expectativa de vida da civeta de palmeira asiática

O acasalamento de civetas asiáticas, é algo muito difícil de ser visto, mas sabe-se que um macho monta em uma fêmea por cerca de cinco minutos, várias vezes antes de voltar para seus territórios separados. O período de gestação dura cerca de dois meses, com dois a quatro filhotes chamados filhotes por ninhada. Os filhotes de civeta asiática são desmamados e ficam prontos para serem independentes dos três a quatro meses e atingem a maturidade sexual com um ano. As civetas asiáticas podem viver 15 anos na natureza, já em cativeiro podem viver um pouca mais de 20 anos.

 

Civeta de Palmeira Bandada

Status de conservação dos tatus da civeta de palmeira asiática

A civeta de palmeira asiática é uma espécie ameaçada pelo comércio de carne e pelo comércio de animais de estimação, além da capturada para o comércio de café Kopi Luwak, que usa grãos de café fermentados no trato digestivo dessa civeta.

O desmatamento devido à extração de madeira e desmatamento para plantações de óleo de palma também são ameaças a essa espécie única em todo o planeta. A perda de habitat interrompe a capacidade do animal encontrar comida e manter uma certa reprodução.

Essa civeta é considerada um animal Vulnerável. Mas uma boa notícia é que elas possuem uma capacidade de adaptação muito grande deslocando-se para áreas mais altas e menos afetadas pelo ser humano.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo