MAMÍFEROS

Chacal

Chacal. Saiba tudo sobre o comportamento, alimentação, reprodução, características e habita do chacal.

O chacal é um animal encontrado em diferentes partes da África, bem como em países europeus como Grécia, Romênia, Itália e Bulgária, juntamente com outros. São onívoros comendo plantas e carne. Um chacal macho e fêmea são monogâmicas, o que significa que eles ficam juntos durante toda a vida e o casal cria seus filhotes juntos. O nome científico do chacal é Canis Aureus.

 

Características do chacal

O chacal comum tem um casaco que é uma mistura de amarelo, marrom e dourado. A aparência do casaco de um chacal pode se tornar mais escura ou mais clara com a mudança de estações. Se você tem um cão, você pode notar que seu casaco fica mais grosso ou muda um pouco de cor com as estações do ano. Um processo semelhante acontece com esses animais.

Este animal tem um nariz longo e fino, orelhas grandes, e até mesmo uma cauda espessa que faz com que pareça muito com uma raposa. Lembre-se, raposas e chacais são parentes próximos! Chacais têm quatro pernas esbeltas, um corpo aparado, e olhos escuros que estão sempre vigiando seus arredores.

Um chacal mede cerca de 66 cm de altura de seu ombro e pesa de 11 a 26 quilos. Se você colocar um lápis número dois em cima do outro, então você está olhando para a altura de um chacal comum.

A cor de seu casaco ajuda a se misturar com seu território. Basta pensar em quão facilmente um chacal comum desapareceria na grama marrom clara na savana africana! Esta camuflagem ajuda a protegê-la se os predadores estiverem na área.

 

Comportamento do chacal

Estes caninos são corredores rápidos, com a velocidade mais rápida para um chacal sendo 64 km/h. Eles podem correr em rajadas curtas de velocidade tremenda ou por períodos mais longos de tempo a uma velocidade menor. Esta velocidade ajuda-os a capturar suas presas e pode mantê-los a salvo de alguns predadores.

Um chacal que está andando sozinho é provável que fuja de uma ameaça enquanto um grande grupo de chacais pode se posicionar contra um predador. Um bando de chacais pode até ser capaz de sobrecarregar um leopardo ou uma hiena. No mínimo, um grande bando pode ser capaz de afastar o predador.

Esses caninos são conhecidos por defender seu território usando seus dentes afiados e garras para afastar qualquer intruso. A proteção feroz de um chacal de seu território é uma característica que compartilha com seus primos lobos, raposas e coiotes. Não só está protegendo sua casa, mas também está protegendo qualquer filhote na área.

Chacais vivem em grupos que podem ser numerais de 10 a 30. Eles são chamados de bandos ou tribos. Esses animais são normalmente tímidos e tentam ficar fora de vista, se escondendo em grama alta, em fendas de rochas, ou atrás de árvores. A única vez que eles mostram agressão é quando seu território é ameaçado por um intruso.

Uma das coisas mais interessantes sobre esses animais é sua forma de comunicação. Em suma, nem todos os u udundo, rosnou e yips são parecidos no mundo dos chacais. Os membros de um bando ou tribo têm sons únicos que fazem para entregar uma mensagem ao resto de sua família. Todos os bandos de chacais têm seus próprios sons, para que as famílias da área não recebam mensagens mistas!

Um som uivando pode significar que um chacal matou presas e quer que todos da família comam. Um som de yipping pode avisar outros membros de um bando que há um predador na área. Dizem que o chacal listrado lateral faz um som de hooting semelhante a uma coruja. Este som único lhe rendeu o apelido de “o loo” em Uganda.

 

Habitat do chacal

Habitat do chacal

Esses animais vivem na África e em alguns países europeus. Na África, eles são encontrados na parte ocidental e central do continente no Senegal, Nigéria e Sudão do Sul. Eles também vivem mais ao sul na Zâmbia e no Zimbábue.

O tipo específico de habitat em que um chacal vive difere dependendo de qual das três espécies você está olhando. Chacais comuns ou dourados vivem em savanas e desertos, enquanto chacais listrados laterais preferem habitats mais úmidos como pântanos, arbustos e até mesmo as montanhas. O chacal de costas negras vive em florestas e savanas. Embora as regiões sejam diferentes, todas as três espécies podem ser encontradas na África.

As pernas longas e os pés resistentes desses caninos permitem que eles viajem facilmente os longos trechos de terra durante a caça. Suas patas podem suportar o calor, bem como o solo seco áspero. Eles usam seu senso de audição e olfato mais do que sua visão para encontrar presas. Eles estão ativos principalmente ao anoitecer e ao amanhecer. Isso é para que eles possam evitar se mover na parte mais quente do dia. Como cães domesticados, eles dormem muito durante o dia.

 

Alimentação do chacal

Estes caninos são onívoros comendo pássaros, frutos, plantas, coelhos, sapos, frutas, cobras e pequenos antílopes. Alguns cientistas se referem aos chacais como alimentadores oportunistas. Isso significa que eles podem roubar restos de carne de presas mortas por outro animal. Eles aproveitam a oportunidade para comer sempre que encontram comida, mesmo que não a caçassem ou a matassem.

Normalmente, esses caninos caçam em pares. Isto é para que eles possam trabalhar juntos para prender e derrubar suas presas. Embora tenham dentes afiados, essas criaturas são pequenas, por isso ajuda dois chacais a cooperarem enquanto caçam, especialmente se estão indo atrás de presas maiores.

 

Predadores do chacal

Estes caninos têm alguns predadores, incluindo águias, leopardos e hienas. Todos esses predadores têm grande velocidade, força, ou ambos, tornando bastante fácil capturar um jovem chacal. Não é incomum uma águia voar para baixo e capturar um filhote que está brincando fora de seu anão.

Às vezes, quando suas fontes de alimento são escassas, esses animais vão para a propriedade de um fazendeiro para matar gado. Alguns chacais são baleados por fazendeiros por esta razão. Outra ameaça humana para eles é a perda de habitat devido ao desenvolvimento e construção da terra.

 

Reprodução e expectativa de vida do chacal

Reprodução do chacal

Este canino tem apenas um companheiro ao longo de sua vida. A temporada de acasalamento para o chacal comum vai de outubro a março. O período de gestação é de 57 a 70 dias. Coiotes, raposas e lobos têm um período de gestação de cerca do mesmo número de dias.

Um macho e uma fêmea trabalham juntos para encontrar ou fazer um ancônio subterrâneo onde os bebês nascerão. Uma fêmea dá à luz ao vivo de dois a quatro bebês, também chamados filhotes. Filhotes recém-nascidos são muito pequenos pesando menos de meio quilo. Eles nascem cegos e amamentam a mãe, além de consumirem pequenas quantidades de alimentos macios. Aos dez dias de idade, os olhos dos filhotes se abrem e aos dois meses eles começam a comer alimentos sólidos.

Por serem tão pequenos, os filhotes são vulneráveis a ataques de águias, leopardos e hienas. Na verdade, muitos desses filhotes não sobrevivem até 14 semanas de idade. Como forma de proteger seus filhotes, uma mãe move sua ninhada para diferentes covas subterrâneas a cada poucas semanas. Isso torna desafiador para um predador pegar e ficar com o cheiro dos filhotes.

Tanto a mãe quanto o pai cuidam dos filhotes ensinando-os a caçar quando têm cerca de seis meses de idade. Um filhote pode deixar seus pais aos 11 meses de idade para atacar por conta própria. Ou pode ficar com seus pais para ajudar a cuidar de outros filhotes em outras ninhadas.

Chacais vivendo na natureza vivem até os 10 ou 12 anos. Chacais selvagens são vulneráveis a muitas das mesmas doenças que um cão pode enfrentar. Por exemplo, eles podem contrair raiva. Um chacal velho ou ferido também é mais provável de ser alvo de um predador do que um animal jovem e saudável.

É claro que esses caninos que são bem cuidados em um zoológico ou preservação da vida selvagem podem viver mais, até 16 anos de idade.

 

Status de conservação do chacal

O estado oficial de conservação desses animais, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), é menos preocupante. Na verdade, acredita-se que sua população esteja em ascensão.

A população de chacais comuns na Índia é de mais de 80.000. No entanto, os cientistas não têm certeza da população desses animais na África. Acredita-se que a população desta espécie de chacal esteja aumentando. Seu estado oficial de conservação é menos preocupante.

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo