MAMÍFEROS

Cabra Angorá

Cabra Angorá. Conheça as características, alimentação e comportamento e habitat dessa espécie de cabra.


A cabra angorá é uma raça de cabra doméstica originária da antiguidade no distrito de Angorá na Ásia Menor. O angorá havia sido amplamente, mas sem sucesso, importado para a Europa em meados do século XVIII, mas só quando o animal se estabeleceu na África do Sul, um século depois, a indústria ocidental de mohair se desenvolveu. A importação da cabra Angorá para os Estados Unidos seguiu-se logo, com o desenvolvimento centrado no Texas e no Sudoeste.

 

Características da cabra angorá

As cabras angorá têm cerca de 1,06 m de altura e pesam cerca de 90 kg quando maduras. Tanto os machos quanto as fêmeas têm chifres marrom-acastanhados apontados para trás em direção ao corpo. Os chifres têm pelo menos 5 cm de distância e podem ter até 60 cm de comprimento. Cada chifre tem uma forma espiral. Uma substância macia parecida com uma penugem cobre seus rostos e orelhas.

O corpo do bode angorá deve ter pelo mesmo cobrindo-o. Essas cabras domesticadas devem ter um peito largo e costas niveladas. Cada parte do corpo da cabra deve ser bem musculosa. As cabras angorás não são apenas bonitas aos olhos, mas como cabras de fibra, são valiosas ao toque. Mantido em condições ideais, o mohair macio e durável dessas cabras é dinheiro no banco.

 

aparência da cabra angorá

Habitat da cabra angorá

As cabras portadoras de lã foram criadas na Ásia Menor desde o século V aC. Alguns eram conhecidos por seu longo velo branco, do qual eram tecidos brilhantemente tingidos. Estes foram nomeados Angoras porque os melhores foram criados na província de Angora (agora Ankara) nas planícies centrais da Anatólia da Turquia.

Atualmente a África do Sul é o maior produtor de mohair. Portanto, os agricultores criam mais cabra angorá lá do que em qualquer outro lugar, mas nos Estados Unidos esse animal também é bastante criado.

 

Alimentação da cabra angorá

A cabra angorá deve ter uma boa dieta porque seu corpo é projetado para crescer o cabelo antes de usar nutrientes para manter o animal saudável. Eles precisam de acesso a um pasto de boa qualidade em todos os momentos.

A alimentação suplementar pode ser necessária ao desmame, durante o período de reprodução e próximo ao parto. Quando a alimentação suplementar é necessária, proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas são essenciais. Os agricultores geralmente os fornecem através da alimentação com milho, farelo de soja ou um suplemento preparado comercialmente.

 

Predadores da cabra angorá

Os dois principais predadores dessas cabras são cães e coiotes. Muitos agricultores usam uma cerca elétrica para manter esses predadores fora da área onde estão criando suas cabras.

Uma das ameaças mais significativas para essas cabras são os parasitas internos. Portanto, os agricultores devem desparasitar seus animais regularmente. A lombriga é uma ameaça contínua que afeta a quantidade e a qualidade do mohair. O manejo de lombrigas em cabras pode ser particularmente desafiador porque essas cabras metabolizam anti-helmínticos mais rapidamente do que a maioria das cabras, fazendo com que a lombriga se torne imune à droga projetada para matá-las.

habitat da cabra angorá

Reprodução e expectativa de vida da cabra angorá

Muitos desses criadores de cabras optam por inseminar artificialmente seus animais porque isso ajuda a aumentar a genética em seu rebanho, ao mesmo tempo, em que introduz traços fracos em seu estoque atual. A maioria dos fazendeiros opta por deixar o cervo com a corça por 19 a 21 dias antes de separá-los novamente.

Os agricultores devem tomar várias medidas antes da reprodução. Primeiro, eles devem tosar a ovelha para não haver pelos longos. Em seguida, os nutrientes na ração devem ser aumentados. Finalmente, eles devem desparasitar o animal.

Quando um agricultor decide criar é uma decisão pessoal. A maioria das cabras começa a entrar no cio no início do outono. Alguns pecuaristas, especialmente aqueles que querem mostrar suas cabras, tentam procriar o mais cedo possível, enquanto outros tentam esperar um pouco para o tempo frio acabar na primavera antes que as crianças nasçam.

Embora seja trabalhoso, a maioria dos fazendeiros opta por levar suas fêmeas para uma área confinada, onde podem observá-las cuidadosamente antes de parir. Isso ajuda a proteger as crianças dos predadores enquanto elas são mais vulneráveis. Também facilita ajudar ovelhas que podem ter problemas para aceitar seus filhotes ou ter um problema durante o processo de parto.

Ninguém sabe ao certo quantas dessas cabras existem no mundo. A maior população é encontrada na África do Sul, seguida pelos Estados Unidos.

As ovelhas geralmente vivem até os 14 ou 15 anos e podem ter filhos anualmente até os 12 ou 13 anos.

 

reprodução da cabra angorá

Status de conservação da cabra angorá

O status de conservação das cabras angorás não é conhecido, mas estima-se que existem pelo menos 350.000 em diferentes populações manejadas. Poucos são selvagens, a maioria vive em rebanhos comerciais cultivados para produzir mohair.

 

João Fernando

João Fernando é jornalista e biólogo, especializado em vida selvagem e conservação ambiental. Ele escreve para o blog "Natureza Animal", onde combina seu conhecimento científico com sua paixão pela natureza para conscientizar e inspirar os leitores sobre a importância da biodiversidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo